Vila Nova de Famalicão continua a ser um território de referência na atração e consolidação de investimento empresarial.
Desde 2014 - ano em que entrou em vigor o Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal (Projetos Made 2IN) - e até ao final deste ano, a autarquia famalicense já aprovou 82 projetos empresariais de interesse municipal, correspondentes a um investimento global de 348 milhões de euros e à criação de mais de 1600 postos de trabalho.
A criação de uma nova unidade hoteleira no concelho da cadeia Mélia Hotels é o mais recente investimento abrangido pelo programa municipal Made 2 IN. Trata-se de um investimento privado no valor de 17,6 milhões de euros, que permitirá a criação de 37 novos postos de trabalho no concelho, a instalar na urbanização a poente da Avenida do Brasil, mais concretamente, na Rua João Nepomuceno, na União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim. A sua classificação como Projeto de Investimento de Interesse Municipal foi aprovada na última reunião do executivo municipal, no passado dia 18 de dezembro, e a sua implementação beneficia agora de um conjunto de incentivos financeiros e procedimentais, designadamente a redução de taxas municipais associadas ao licenciamento urbanístico, benefícios fiscais ao nível do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o acompanhamento permanente por um gestor de projeto, garantindo maior eficiência, celeridade e previsibilidade ao processo de investimento.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, fala num instrumento de captação de investimento “que tem registado uma ampla adesão por parte do tecido empresarial e que tem tido um impacto significativo ao nível do desenvolvimento económico, da criação de emprego e da coesão social, reforçando a competitividade e a atratividade do concelho de Vila Nova de Famalicão”.
Refira-se ainda que, em paralelo, o Município tem vindo a reforçar o apoio à instalação de novas empresas, nacionais e internacionais, através de um acompanhamento próximo e continuado dos promotores, estando atualmente a acompanhar investimentos na ordem dos 700 milhões de euros. “Somos um território cada vez mais qualificado, também por força das políticas públicas que temos desenvolvido de forma consistente, num modelo de governação próximo das empresas, de apoio às startups, da promoção de emprego qualificado e do fortalecimento da ligação entre o ensino superior, o sistema científico e o tecido empresarial, que resulta numa confiança redobrada de quem quer investir e escolhe Famalicão para o fazer”, aponta ainda o edil, lembrando que para 2026, o Município de Famalicão assume como prioridade a qualificação e o reforço da estrutura económica local, consolidando Famalicão como um polo de desenvolvimento económico alinhado com os desafios do futuro.