O SEU LUGAR

Visitantes / Roteiros
Famalicão Trilhos

PR1 - VNF

Este percurso é destinado ao público em geral e assenta na valorização turística da componente histórica e paisagística da região, dando relevo ao património religioso, cultural e natural que o trajeto une. Com início junto ao Parque da Devesa, espaço privilegiado para a educação ambiental junto ao rio Pelhe, o percurso de tipologia circular desenvolve-se ao longo de 17,5 km, na sua maioria em área urbana.

Seguindo o sentido recomendado (sentido horário), o caminho leva-o a percorrer várias localidades periféricas, destacando-se a passagem pela igreja românica de Antas e as subidas ao Penedo da Moura e ao Monte do Facho ou de Santa Catarina, local panorâmico por excelência. Inicia-se então um trajeto tendencialmente de descida, atravessando Brufe e Serrões de encontro à ecopista que acompanha o visitante até às portas de Vila Nova.

A fase final do percurso decorre dentro do núcleo urbano de Famalicão e contempla passagens pelas igrejas matrizes (nova e antiga), Museu de Arte Sacra, Casa da Cultura, Paços do Concelho e pelas Hortas Comunitárias antes do regresso ao ponto de partida no Parque da Devesa.

FICHA TÉCNICA

Ponto de Partida e Chegada:
Parque da Devesa

Grau de Dificuldade (1-5):
4

Época Aconselhada:
Todo o ano

Distância:
17,5 Km 

Duração:
05h00

Altitude:
265 m (máx.) e 74 m (min.)

Desnível acumulado:
+525 m | -524 m

  Percurso/GPS:
  Descarregar ficheiro .kml