Cultura e Turismo Escritor Francisco Duarte Mangas vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoAmbiente Câmara lança nova frente de obras de saneamentoCultura e Turismo Helena Buescu vence Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado CoelhoEconomia Câmara vai abrir concursos para espaços da nova Praça – Mercado de FamalicãoCultura e Turismo ICOM promove Encontros de Outono na Casa de CamiloCOVID-19 Mais de 50 famílias já receberam apoio extraordinário às rendasCâmara Habitar Famalicão reúne apoios à habitação do concelho e do paísCultura e Turismo Ala da Frente mostra “Lusco Fusco” de Jorge MartinsEducação Câmara assume projeto para a requalificação da escola Pe. Benjamim SalgadoDesporto Câmara renova pisos de Basquetebol e Ténis do Parque da JuventudeCultura e Turismo Francisco Ribeiro da Silva guia Visita de Autor ao Museu de Arte SacraCultura e Turismo A Casa das Artes em OutubroCâmara Selos Visão’25 atribuídos a 34 projetos inspiradores Cultura e Turismo II Ciclo de Conferências do Museu da Industria Têxtil arranca sábadoCultura e Turismo Famalicão associa-se às Jornadas Europeias do PatrimónioEconomia Montra “Produto que é Nosso” no Bandeirinha até 30 de setembroCultura e Turismo Dias à Mesa promovem Cozinha VegetarianaCultura e Turismo A memória do Holocausto e a ajuda Humanitária dão o mote para colóquio em FamalicãoEconomia “Produto que é Nosso” mostra-se no Intermarché de FamalicãoJuventude Ymotion com Open Call até outubro
O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente Resíduos Sólidos

Ecocentro

O que são Ecocentros?

Os ecocentros são parques amplos e vedados que possuem contentores de grandes dimensões onde os resíduos podem ser depositados de forma separada.

Complementam os ecopontos, pois, no Ecocentro é possível depositar os resíduos que, pelas suas dimensões, quantidades, ou características, não soa possíveis de colocar nos ecopontos.


Quem pode utilizar os Ecocentros?

Os ecocentros são para ser utilizados por todos, quer pelo cidadão comum, quer por comerciantes e industriais. os comerciantes e industriais devem solicitar uma autorização à AMAVE, e a sua utilização é limitada à deposição de papel/cartão, vidro e embalagens de plástico e metal.


Quanto custa utilizar os Ecocentros?

A utilização dos Ecocentros é gratuita.


Onde se encontram os Ecocentros?

Na região da área de influência do SIRVA há quatro ecocentros, nos concelhos de Fafe, Guimarães, Famalicão e Santo Tirso.

A recolha de mostros é gratuita para o cidadão comum do concelho. Após a marcação prévia, os resíduos são encaminhados para o Ecocentro. atenção que este tipo de resíduos não pode ser colocado para a recolha normal, efectuada pelo camião de Resíduos Sólidos Urbanos.


Em caso de duvidas contacte número verde:
252 900 780


Recolha de monstros
Contacte o departamento de ambiente da sua Câmara Municipal.


O Ecocentro serve o Município de Vila Nova de Famalicão, está localizado em Esmeriz (em frente ao Matadouro Central de Lousado).

O Ecocentro de Esmeriz orienta-se, principalmente, para a utilização dos munícipes particulares, mediante a apresentação de um comprovativo como reside no concelho de Vila Nova de Famalicão, por exemplo o Bilhete de Identidade.


Contactos:
Lugar de Meães
4760 Esmeriz - Vila Nova de Famalicão

Horário:
SEG, TER, QUI e SEX - 09h30 - 13h00 e 14h00 - 18h30
QUA - 14h00 - 18h30
SAB - 09h30 - 13h00
Plástico
Plástico de embalagens
Deve depositar: Garrafas, garrafões e embalagens, sacos de plástico, esferovite, pacotes de leite e sumos.

Plástico duro
Deve depositar: Cadeiras, mesas, baldes, bacias e outro mobiliário de plástico.

Não deve depositar: Embalagens de produtos químicos, tintas, vernizes, óleos e lubrificantes, pára-choques, tablier’s e outros componentes automóveis.
Papel e Cartão
Deve depositar: Caixas, rolos e embalagens de cartão, cartões, jornais, livros, catálogos, sacos de papel, papel de arquivo (branco ou de cor), papel de computadorprospectos publicitários e revistas.

Não deve depositar: Papel e cartão contaminado com gorduras e tintas, papel higienico, guardanapos de papel, lenços de papel.
Lâmpadas
Deve depositar: Lâmpadas.

Sugestão: Opte sempre por lâmpadas fluorescentes compactas (lâmpadas economizadoras), em vez das (lâmpadas incandescentes).
Óleo alimentar
Deve depositar: Óleos alimentares de origem animal ou vegetal.

Óleo lubrificante
Deve depositar: Óleos hidráulicos de lubrificação e óleos de motores de explosão.

Não deve depositar: Solventes e anti-congelantes.
Roupa
Deve depositar: Roupa usada.

Não deve depositar: Roupa suja ou em mau estado de conservação.
Resíduos Verdes
Deve depositar: Ramos de árvores, aparas de jardins e flores, plantas sem vaso ou qualquer outro tipo de embalagem, como o celofane.
Madeira
Deve depositar: Paletes, embalagens, pranchas, móveis, soalhos, divisórias, contraplacados, caixas contentores e aglomerados de madeira.

Não deve depositar: Restos de madeira podre ou impregnada com óleo, tacos com alcatrão, estuques, aglomerado revestido e platex.
Monstros não metálicos
Deve depositar: Sofás, colchões, alcatifas,etc.
Monstros metálicos
Sucata
Deve depositar: Móveis Metálicos, bidões, latas, metais ferrosos ou não ferrosos, alumínio e chumbo.

Electrodomésticos
Deve depositar: Frigoríficos, fogões, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, etc.

Sugestão: Certifique-se sempre que não leva latas de produtos perigosos ou quaisquer objectos com contaminantes.

Downloads

Documentos disponíveis para download em formato PDF.

Data Documento Tamanho Download
15/01/2010 Mapa de Localização 108 Kb
Download PDF