Cultura e Turismo Festival Internacional de Órgão regressa a Famalicão com música clássica e homenagem ao cinemaEconomia Fórum Famalicão Made IN mostrou que inovar é defender o futuro Ação Social Laço humano com uma centena de crianças sensibiliza para os maus-tratos na infânciaJuventude Abertas candidaturas para a VIII edição do Estágio da Jovem Orquestra de Famalicão Cultura e Turismo Festa da Flor vai colorir Famalicão de 8 a 10 de maioEmpreendedorismo e Inovação Famalicão FabLab promove formação gratuitaAtualidade Famalicão celebrou Abril, “a data que se constrói todos os dias”.Educação Famalicão promove Universidade de VerãoCâmara Câmara de Famalicão lança nova Oferta Pública de Aquisição para reforçar oferta de habitação Educação 213 seniores certificados pelo Centro Qualifica de FamalicãoAtualidade Nova edição do boletim municipal efe retrata território acolhedor e solidárioEducação Alunos famalicenses celebram 150 anos da chegada do comboio em exposição no Museu Ferroviário de LousadoAtualidade Mercado do Livro regressa esta quinta-feira ao centro de FamalicãoCultura e Turismo Famalicão assinalou Dia Internacional dos Monumentos com apresentação de obra sobre saunas proto-históricasCultura e Turismo Casa das Artes em MaioEducação Centro Qualifica de Famalicão abre inscrições para adultos que pretendem concluir o 9.º ou 12.º anoCâmara Famalicão assinala os 52 anos da Revolução dos Cravos Atualidade Famalicão homenageia Bombeiros Voluntários de Famalicão numa das principais entradas da cidadeEconomia Famalicão exporta precisão de alto valor: Ysium afirma-se nas cadeias globais mais exigentes Educação Escola Básica de São Miguel de Seide já está a ser requalificadaFreguesias Mário Passos em Joane para acompanhar investimentos estruturantes para o futuro da vila
O SEU LUGAR

Residentes / Cultura
Rede de Museus

Museu da Guerra Colonial

Famalicão Central Park, Lote 35 A
4760-727 Ribeirão

T: 252 322 848 | 252 376 323
E: museuguerracolonial@adfa.org.pt

Horário
Terça a sexta:
10h00 às 17h30

Sábado:
14h30 às 17h30

Domingo (sob marcação), encerra às segundas e feriados nacionais, sábado de Páscoa, 24 e 31 dezembro

Grupos e Escolas: com marcação prévia

Entrada Livre

O Museu da Guerra Colonial nasceu no ano de 1999, através de uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão, a ADFA (Associação dos Deficientes das Forças Armadas) e ALFACOOP (Externato Infante D. Henrique de Ruilhe), tendo por base um projeto pedagógico intitulado “Guerra Colonial, uma história por contar”.
Mais do que um espaço museológico, é um local que pretende transmitir ao visitante um real conhecimento sobre este período da História de Portugal, contado por quem a viveu e sentiu na primeira pessoa. A exposição permanente retrata o itinerário do combatente português na Guerra Colonial (1961-1974), abordando as temáticas d’O Embarque; O Dia-a-Dia; As Operações Militares; Os Nativos; A Ação Social e Psicológica; A Religiosidade; Os Horrores da Guerra; A Morte; A Correspondência e as Madrinhas de Guerra.
Todo o acervo museológico foi cedido ou doado por antigos combatentes ou seus familiares, Delegações da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e pelos vários ramos das Forças Armadas Portuguesas.
O visitante poderá ainda ver os objetos usados pelos nossos Militares, como Baús da Guerra (objetos pessoais, alimentação, vestuário), Fardamentos e Equipamento Militar (torres de transmissões, paraquedas, capacetes, armas), e Veículos de Guerra.

Missão
Promover a compreensão da história e do impacto da guerra colonial nas suas dimensões pessoal, nacional e internacional, com ênfase na experiência humana.

Objetivos
1. Promover a consciência para os valores da paz e da não violência;
2. Valorizar a memória da guerra colonial no contexto individual e coletivo;
3. Incrementar, de forma coerente, a coleção do museu;
4. Difundir o conhecimento sobre a coleção;
5. Promover o museu como uma instituição eficaz, responsável e transparente na transmissão da temática “guerra colonial”.

Palavras inspiradoras
Memória – História – Justiça – Encontro – Paz

Bandeira Nacional
O Município de Famalicão informa que podem solicitar a Bandeira Nacional nos serviços da autarquia, junto do Gabinete de Apoio ao Cidadão, entre as 09h00 às 18h00, de segunda a quinta-feira e entre as 09h00 e as 12h00 de sexta-feira, dando seguimento ao direito estipulado na Lei n.º 46/2020 de 20 de agosto, aquando o falecimento de um antigo combatente para que lhe seja disponibilizada a Bandeira Nacional para as cerimónias fúnebres.

Saiba mais sobre o Museu da Guerra Colonial