Cultura e Turismo Escritor Francisco Duarte Mangas vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoAmbiente Câmara lança nova frente de obras de saneamentoCultura e Turismo Helena Buescu vence Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado CoelhoEconomia Câmara vai abrir concursos para espaços da nova Praça – Mercado de FamalicãoCultura e Turismo ICOM promove Encontros de Outono na Casa de CamiloCOVID-19 Mais de 50 famílias já receberam apoio extraordinário às rendasCâmara Habitar Famalicão reúne apoios à habitação do concelho e do paísCultura e Turismo Ala da Frente mostra “Lusco Fusco” de Jorge MartinsEducação Câmara assume projeto para a requalificação da escola Pe. Benjamim SalgadoDesporto Câmara renova pisos de Basquetebol e Ténis do Parque da JuventudeCultura e Turismo Francisco Ribeiro da Silva guia Visita de Autor ao Museu de Arte SacraCultura e Turismo A Casa das Artes em OutubroCâmara Selos Visão’25 atribuídos a 34 projetos inspiradores Cultura e Turismo II Ciclo de Conferências do Museu da Industria Têxtil arranca sábadoCultura e Turismo Famalicão associa-se às Jornadas Europeias do PatrimónioEconomia Montra “Produto que é Nosso” no Bandeirinha até 30 de setembroCultura e Turismo Dias à Mesa promovem Cozinha VegetarianaCultura e Turismo A memória do Holocausto e a ajuda Humanitária dão o mote para colóquio em FamalicãoEconomia “Produto que é Nosso” mostra-se no Intermarché de FamalicãoJuventude Ymotion com Open Call até outubro
O SEU LUGAR

Residentes / Cultura Rede de Museus

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado

Largo da Estação de Lousado, 2
4760-623 Lousado - VNF


T:
252 153 646
E: museuferroviario@famalicao.pt

Horário:
Terça - Sexta:
10h00 - 17h30

Sábado, Domingo e feriados:
14h30 - 17h30

Encerra à segunda, Páscoa e Natal.

Entrada Livre
Núcleo de Lousado é um dos polos que o Museu Nacional Ferroviário possui distribuídos pelo país, dedicados à divulgação e preservação da história ferroviária Portuguesa. Um projeto alternativo à antiga Secção Museológica, aberto ao público em 1979, por iniciativa de Armando Ginestal Machado.
O Núcleo de Lousado encontra-se instalado nas antigas Oficinas da Companhia de Caminhos de Ferro de Guimarães. Em 1927 esta funde-se com a Companhia de Caminhos de Ferro do Porto à Povoa e Famalicão dando origem à Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal que, em 1947, passa a ser gerida pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Entre os vários espaços, encontram-se instalações que nos remetem para o processo de industrialização em Portugal tais como: serração, carpintaria e secção de tornos com a maquinaria instalada no século XIX.
Considerado um dos polos de maior relevância no contexto ferroviário português, a exposição é feita cronologicamente de 1875 a 1965, tendo por objetivo mostrar as suas diversas tipologias. Desta forma encontramos material de passageiro, de 1874 a 1906; de mercadorias, de 1888 a 1928; o comboio de luxo, de 1931, entre outras. O acervo exposto é oriundo de oito companhias, três do sistema de via estreita à volta do Porto, adquirido em seis países, a treze construtores.
Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado integra a rota “Famalicão Turismo Industrial”.


Missão
Selecionar, recuperar, preservar, investigar, interpretar, promover e divulgar o património ferroviário português.

Objetivos
1. Promover o valor do transporte ferroviário como uma alternativa sustentável de mobilidade;
2. Valorizar a coleção através do respetivo acesso online;
3. Adotar boas práticas de acessibilidade física, intelectual e social;
4. Contribuir para o desenvolvimento económico e cultural do lugar onde está implantado.

Palavras inspiradoras
Inovação – Excelência – Qualidade – Cooperação – Sustentabilidade

Saiba mais sobre o Museu Ferroviário