As Juntas de Freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão vão sentir já em 2026 o reforço das verbas livres anunciado por Mário Passos aquando do último processo eleitoral.
A confirmação foi deixada pelo edil que, num encontro que decorreu na passada quinta-feira, nos Paços do Concelho, e que reuniu o executivo municipal e os 39 presidentes de Junta do concelho em funções para o mandato 2025-2029, anunciou o aumento de 20% das verbas livres, que no próximo ano se fixarão em cerca de 2,7 milhões de euros.
Perante muitas caras novas – dos atuais 39 presidentes de Junta, 23 iniciam agora o primeiro mandato -, Mário Passos destacou a importância de uma relação estreita entre o Município e as freguesias, garantindo total disponibilidade para ao longo dos próximos quatro anos continuar a trabalhar lado a lado com todos os executivos locais.
"A Câmara Municipal estará, como sempre, totalmente disponível para apoiar o trabalho das Juntas de Freguesia. Só com uma relação de proximidade e com diálogo constante é que conseguimos promover o desenvolvimento equilibrado do território e garantir qualidade de vida às nossas populações", afirmou o edil.
Estabelecer laços, alinhar expectativas e identificar áreas prioritárias de intervenção num momento fundamental para a preparação do novo ciclo autárquico foram os grandes objetivos deste encontro que assinalou o início de um ciclo de cooperação reforçada entre Câmara e Juntas.