O Município de Famalicão vai avançar com a requalificação da Escola Básica de Seide. A adjudicação da obra de ampliação e requalificação da Escola Básica n.º 1 de São Miguel de Seide foi aprovada na reunião do executivo camarário do passado dia 20 de novembro e vai resultar num investimento municipal na ordem dos 1,3 milhões de euros.
O projeto prevê a recuperação do edifício centenário existente e a ampliação da oferta escolar, através da construção de um novo edifício com dois pisos, que se desenvolve como continuidade do espaço atual e com ligação ao edifício original pelo interior.
Estão previstas quatro salas de aula, salas de apoio, sala de professores, refeitório (com fabrico próprio de refeições), instalações sanitárias e sala de arrumos.
Já o espaço envolvente dos edifícios será reorganizado de forma a criar um recreio coberto, um recinto desportivo, uma horta pedagógica e espaços verdes.
Durante o decurso da obra, que está prevista arrancar no primeiro trimestre de 2026, as atividades letivas vão decorrer em instalações provisórias, localizadas num terreno contíguo à emblemática Casa de Camilo, atualmente utilizado como zona de estacionamento.
As instalações provisórias incluem quatro salas de aula, um espaço de refeitório polivalente, uma sala de professores, instalações sanitárias e área técnica.
Com um prazo de execução de 12 meses, a empreitada será assegurada pela empresa Fernando Silva & Cia, Lda.
Recorde-se que o Município de Vila Nova de Famalicão tem investido de forma contínua na requalificação e modernização do parque escolar do concelho. Atualmente, estão em curso várias intervenções, nomeadamente, o novo Centro Escolar de Brufe, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Joane), a Escola Básica n.º 1 Senador Sousa Fernandes (Vila Nova de Famalicão), também conhecida como Escola Primária de Mões, e a Escola Básica nº 1 de Loureiro (Delães).