Cultura e Turismo Obras de renovação e restauro concedem traça original à Casa de CamiloCOVID-19 Marchas Antoninas 2021 canceladasAmbiente Cortes no abastecimento de água em Pousada de SaramagosAtualidade INE recruta 11 mil recenseadores para os Censos 2021 para conhecer os portuguesesCOVID-19 Câmara de Famalicão implementa novas medidas para o período de confinamentoAtualidade Famalicenses mostram veia solidária COVID-19 Famalicão alarga entrega gratuita de refeições ao domicílio para todos os dias da semana ao jantarSaúde Câmara equipa dez infraestruturas municipais com desfibrilhadores automáticosAmbiente Realização de podas na Avenida 25 de AbrilCOVID-19 Técnicos do município apoiam no rastreio à Covid 19Freguesias Joane vai ganhar um novo espaço multiusosEmpreendedorismo e Inovação Pão fresco à porta de casa chega ao digitalAtualidade Intervenção urgente vai obrigar ao corte de trânsito na Rotunda Parque 1.º de MaioMobilidade Intervenção na Rotunda do Parque 1º de Maio obriga alterações ao trânsito entre 15 e 31 de janeiroReabilitação Urbana Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para o centro de Famalicão está em discussão públicaCultura e Turismo Casa das Artes mantém oferta diversificada para todos os públicosCultura e Turismo “Programar em Rede” com candidaturas abertasAtualidade Famalicão cancela Carnaval 2021Reabilitação Urbana Centro urbano de Famalicão vai ter sistema inovador de drenagens sustentáveisEducação Rede de formação profissional com 400 mil horas disponíveisAtualidade Candidaturas ao Prémio “Minho Storytelling – Novos Olhares sobre o Minho” com prazo alargadoAtualidade Voto antecipado nas presidenciaisDesporto Câmara já apoiou a colocação de iluminação LED em 20 recintos desportivosAtualidade Novo boletim municipal aponta o caminho do futuro em Famalicão
O SEU LUGAR

Território Fértil

Localizado bem no coração do Minho, Vila Nova de Famalicão beneficia da beleza de uma paisagem verdejante, marcada por montes e vales. Nascido para a história em 1205, com atribuição do foral pelo rei D. Sancho I, o concelho famalicense é, atualmente, um importante polo cultural, industrial, comercial e agro-pecuário.

É um dos concelhos mais empreendedores do país. O dinamismo da sua juventude, a eficiência e diversidade da sua mão-de-obra, a qualidade de vida e o crescimento sustentado fazem de Famalicão um concelho com futuro.

Com empresas que são referência nacional e internacional nos sectores do têxtil, do calçado, da alimentação, das obras públicas e da produção de pneus, Famalicão é, sem dúvida, um concelho com marca!

Terra da cultura e do conhecimento é também a terra do grande romancista Camilo Castelo Branco. Mas Famalicão é uma cidade do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural, nomeadamente através da programação contemporânea da Casa das Artes.

Bom para viver, bom para investir, o município tem como cartão-de-visita o Parque verde da Devesa, considerado o “pulmão” da região Norte. São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais.

A identidade famalicense é reforçada pelas suas tradições, que fazem de Famalicão um concelho genuíno e atrativo, sendo a gastronomia (com os seus rojões à moda do Minho, o arroz de pica no chão e o cabrito assado no forno), o artesanato (onde se destaca as artes da cestaria, olaria e talha) e o património histórico os principais produtos turísticos. Todo este espólio cultural reflete-se nos inúmeros museus e espaços culturais que se espalham pelo município.

Por tudo isto, e muito mais Famalicão é, sem dúvida, um destino obrigatório seja para visitar, para investir ou para viver!