As obras de requalificação da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Famalicão estão praticamente concluídas e os seus mais de 50 operacionais trabalham agora num espaço totalmente renovado, com melhores condições de conforto e novas funcionalidades.
O Presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, visitou o espaço na passada sexta-feira, 18 de dezembro, acompanhado pelo novo Comandante Distrital de Braga da PSP, Leitão da Silva.
“São instalações de excelência, com a dignidade que umas instalações policiais devem ter, não só para quem aqui vem, mas também para quem aqui trabalha”, referiu a propósito o Superintendente Leitão da Silva.
Recorde-se que os trabalhos incidiram na requalificação total dos espaços, com tratamento das fachadas, a substituição de caixilharias, a renovação do interiores e a remodelação de diferentes espaços.
A esquadra tem agora entrada pela Avenida 25 de Abril, está equipada com novas salas para receber os equipamentos de videovigilância da cidade, novas celas, uma sala de reconhecimento, entre outros espaços.
A obra teve um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e foi concretizada pelo Município através de um contrato de cooperação entre a Câmara Municipal, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Polícia de Segurança Pública, que permitiu avançar com a obra de remodelação do edifício que contava mais de trinta anos.
“Era uma necessidade que conseguimos resolver e estamos muito satisfeitos por ver finalmente a esquadra com condições para que os agentes da PSP possam aqui desenvolver os seu trabalho”, apontou Mário Passos.
Depois de finalizada a requalificação dos espaços funcionais da esquadra de Famalicão e com a transferência dos operacionais para as novas áreas, a requalificação entrará na sua segunda fase com obras no pavilhão desportivo e nas duas casas de função da esquadra. Os trabalhos devem estar todos concluídos no primeiro trimestre do ano.
Mário Passos leva tema da videovigilância e da criação de uma Divisão da PSP à tutela
A renovada esquadra da PSP de Famalicão está já preparada para receber todo o equipamento para a instalação do sistema de videovigilância na cidade e reúne todas as condições para que seja criada uma divisão da Policia de Segurança Pública em Famalicão.
“Foi um cuidado que tivemos ao projetar a requalificação do edifício, com todo o programa funcional e o cumprimento de requisitos técnicos para que isso seja uma realidade”, referiu Mário Passos.
Sobre o sistema de instalação de videovigilância no perímetro urbano o autarca deu conta de que o processo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados está em andamento e que, logo que haja luz verde, o Município estará em condições de ativar, numa primeira fase, 12 câmaras, “número que queremos alargar a todo o perímetro urbano, num máximo de 54 pontos de videovillância”.
O autarca deu conta ainda de que vai solicitar audiência à Ministra da Administração Interna para discutir a instalação em Famalicão de uma Divisão da PSP. “Pretendemos que sejam aqui alocados mais e melhores recursos. O crescimento de Vila Nova de Famalicão justifica a criação de uma Divisão da PSP no concelho”.