O Município de Famalicão reconheceu ontem o desempenho de excelência de 14 empresas do concelho nas áreas da sustentabilidade e inovação, com a entrega do Prémio Created IN.
A Cimenteira do Louro, A.A.C. – Têxteis, Grupo ACA, a Ecoibéria, Grupo Continental, Grupo TMG, o Grupo Primor, a RNM, a Leica, Plastifa, Riopele, Surtec, a Vieira de Castro e a Vishay Eletrónica Portugal receberam o galardão mais alto da segunda edição da gala Created IN, realizada esta quinta-feira, uma cerimónia que reconheceu também o trabalho desenvolvido por mais 280 outras empresas nestes domínios.
“Nesta segunda edição estamos a reconhecer mais empresas, num claro sinal de que estamos todos cada vez mais atentos às questões da sustentabilidade e da inovação e comprometidos com a competitividade e com o desenvolvimento equilibrado e responsável de Vila Nova de Famalicão”, assinalou o presidente de Câmara, Mário Passos.
O autarca apontou ainda o desafio de continuar a envolver todo o ecossistema empresarial e de conhecimento para fazer crescer Famalicão como uma das comunidades da Europa que melhor alia a qualidade de vida e a dinâmica empreendedora e inovadora.
“Queremos que o trabalho desenvolvido por estas 14 empresas sirva de exemplo e estímulo para que cada vez mais empresas abracem este percurso de excelência, contribuindo desta forma para a competitividade da economia local, para a criação de valor, para a atração e retenção de talentos, para a criação de emprego qualificado e, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida dos famalicenses”, disse o edil.
“É um importante para nós, sendo uma empresa ligada ao setor químico, ver reconhecido o empenho com que trabalhamos para concretizar a certificação de qualidade na área ambiental, na segurança e qualidade, a que acrescentamos a sustentabilidade social num grupo que é um grande empregador e onde esta questão está sempre presente”, apontou Ricardo Machado, da RNM, uma das empresas galardoadas da noite.
Paulo Pereira, da AAC Têxteis, partilhou com a sala a experiência e a importância da sustentabilidade social. “É fundamental que os nossos colaboradores se sintam parte e estejam envolvidos no processo da empresa e sintam que a empresa também está lá para ajudar quando é necessário”. O CEO da AAC Têxteis elogiou ainda o papel do Município “por reconhecer o que está a ser feito e, desta forma, procurar contagiar outras empresas do concelho para fazer ainda mais e melhor”.
Recorde-se que o Prémio Created IN é atribuído às empresas do concelho que revelem um desempenho de excelência nas quatro categorias em avaliação – Sustentabilidade Económica, Social e Ambiental e Inovação.
Na sustentabilidade económica são reconhecidas as empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência atribuído anualmente pelo IAPMEI, referente às duas últimas edições, as trinta empresas com maior volume de exportações do concelho e as empresas apoiadas pelo Programa Made2In, com projetos de investimento executados nos últimos dois anos.
Na avaliação de Sustentabilidade Social é reconhecida a certificação em vigar (as Normas SA 8000, Norma ISO 26000, NP 4469, ou outras), empresas parceiras de Programas Municipais nas áreas do desenvolvimento económico, da igualdade, da multiculturalidade, da educação e qualificação, da orientação vocacional, do empreendedorismo, da atração de talento, do desporto, da cultura, entre outras.
Os critérios para o reconhecimento de valor de sustentabilidade ambiental são os de empresas detentoras de certificação reconhecida, em vigor, na área ambiental (Norma ISO 14001, ou outras) e as que detêm projetos aprovados com financiamento comunitário nas áreas da descarbonização e eficiência energética.
No valor Inovação a avaliação é feita a empresas com certificação reconhecida, em vigor, na área da gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (Norma ISO 56002, NP 4457, ou outras), distinguidas com prémios inovação e que detêm projetos aprovados com financiamento comunitário nas áreas da Inovação e I&DT.