A atleta famalicense Sofia Oliveira, recém-campeã do mundo de kickboxing na categoria K1 -60 kg, foi recebida na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, nos Paços do Concelho.
A receção teve como objetivo assinalar e reconhecer publicamente o feito histórico da atleta, que orgulha o concelho e o país. No passado dia 28 de novembro, Sofia Oliveira tornou-se a primeira mulher portuguesa a conquistar o título de Campeã do Mundo da WAKO, depois de vencer a final, por 3-0, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Com um percurso de cerca de 20 anos na modalidade, dos quais 12 ao serviço da seleção nacional, a campeã sublinhou a importância desta conquista e agradeceu o apoio da autarquia: “Agradeço imenso à Câmara Municipal por me ter ajudado durante estes anos todos de competição. O título significa o esforço a ser recompensado.”
Sofia Oliveira recordou ainda o longo trajeto até alcançar o ouro mundial, que considera ser “um orgulho e uma conquista gratificante”, sublinhando que o sucesso resulta de muitos anos de trabalho, persistência e sacrifício.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, destacou não apenas o resultado alcançado, mas todo o percurso de superação da atleta. “Ganhar um título destes requer uma grande capacidade de superação, espírito de sacrifício, resiliência, disciplina e organização. A Sofia, para além de ser campeã do mundo, é exemplo de tudo o que está por trás deste feito”, referiu o autarca.
Atualmente a representar o Desportivo de Guimarães, Sofia Oliveira afirma-se como uma das maiores referências nacionais no kickboxing. Esta conquista vem reforçar o seu percurso de excelência e consolida o seu lugar entre as atletas de topo da modalidade.