|
"O talento só não chega, é preciso trabalhar muito". Foi com esta afirmação de exigência e humildade que a famalicense Ana Azevedo, a capitã da Seleção Nacional de Futsal e a jogadora com mais internacionalizações de sempre por Portugal, resumiu a mentalidade que a levou ao topo do mundo.
A atleta foi recebida esta segunda-feira, 22 de dezembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, nos Paços do Concelho, num momento simbólico que celebrou a conquista do título de vice-campeã mundial. O feito histórico foi alcançado na primeira edição do Campeonato do Mundo de Futsal Feminino, realizado nas Filipinas entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro de 2025.
Durante o encontro, Mário Passos enalteceu a carreira extraordinária da jogadora, que ainda este ano foi distinguida com o Prémio Excelência na Gala do Desporto de Famalicão.
Para o edil, Ana Azevedo é “uma das maiores referências do futsal nacional e um motivo de enorme orgulho para os famalicenses. Um exemplo de que, com sacrifício e resiliência, é possível alcançar os objetivos mais ambiciosos”. O autarca sublinhou ainda a importância do associativismo local, lembrando que o percurso da atleta começou no Grupo Cultural Recreativo de Vermoim e reiterou “o compromisso do município no investimento em infraestruturas desportivas para que a dimensão do desporto feminino seja cada vez mais alavancada nas mais diversas modalidades”.
Aos 39 anos, Ana Azevedo confessou que, apesar de restar um “amargo de boca” por não ter vencido a final, o verdadeiro troféu foi o impacto social da modalidade em Portugal. Sobre o futuro, revelou que o seu foco imediato é terminar a presente época, garantindo que continuará a jogar enquanto se sentir capaz de competir ao mais alto nível.
Esta receção serviu ainda para assinalar a atribuição de um Voto de Louvor à atleta, aprovado na última Reunião de Câmara, formalizando a gratidão e o orgulho pela forma exemplar como Ana Azevedo, enquanto recordista de internacionalizações e figura notável do desporto nacional, tem levado o nome de Vila Nova de Famalicão além-fronteiras.
|