Mais de cinco mil alunos do concelho de Vila Nova de Famalicão participam ao longo desta semana, naquela que já é uma tradição desportiva das escolas famalicenses: o Corta-Mato Escolar.
Uma forma de aliar a educação à prática desportiva, o Corta-Mato Escolar arrancou esta terça-feira, 18 de novembro, no Parque da Devesa, pela passada de perto de 2300 alunos, de infantis a juniores, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.
Hoje será a vez do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, em Joane, levar perto de meio milhar de promissores atletas a correr pelo Parque da Ribeira, num dia em que outras centenas de alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Agrupamento de Escolas de Ribeirão, também são desafiados a dar o seu melhor no Parque da Devesa.
A semana dedicada à atividade física, uma autêntica lição ao ar livre de superação, resiliência e espírito competitivo, também inclui as provas do Agrupamento de Escolas D. Sancho I e Colégio Machado Ruivo, na quinta-feira, e do Agrupamento de Escolas Terras do Ave (Pedome), do Agrupamento de Escolas de Gondifelos e da ALFACOOP – Cooperativa de Ensino, a fechar esta semana desportiva.
O Corta-Mato Escolar é uma iniciativa inserida no programa Desporto Escolar do Ministério da Educação, em parceria com os agrupamentos de escolas famalicenses, e conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão e da Associação de Atletismo de Braga na componente logística e técnica das provas.