Economia A Praça já abriu na InternetAtualidade Famalicão celebra 25 de Abril com sessão solene onlineEconomia Famalicão lidera investimento industrial na regiãoSaúde Paulo Cunha em ciclo de conferências da CESPUAtualidade Comércio da Vila é o novo “centro comercial” de FamalicãoDesporto Famalicão sensibiliza para a ética no desportoEducação Câmara avança com obras de remodelação e ampliação na pré-primária de BairroEconomia Temos Praça!Câmara Reunião Municipal de 04/03 com transmissão em diretoMobilidade Está aberta ao público a Via Ciclo Pedonal entre Famalicão e GondifelosFreguesias Ampliação e modernização do cemitério de Gondifelos honra a memória de quem parteCâmara Município promove webinnar sobre utilização do novo balcão de atendimento digitalMobilidade Reativada a utilização do Passe Sénior FelizCultura e Turismo Famalicão chama jovens músicos para estágio em orquestraMobilidade Câmara e ACP promovem ciclo de formação sobre educação e segurança rodoviáriaCâmara Apoios para fixar jovens e premiar bombeiros voluntários Atualidade Câmara de Famalicão abre candidaturas aos Selos Visão’25Cultura e Turismo O “Discurso Silencioso” de Jorge Pinheiro na Ala da FrenteDesporto Famalicão lança plano para a retoma da atividade físicaCOVID-19 Centro de Vacinação Covid 19 de Famalicão já vacinou mais de 14 mil pessoasEducação Famalicão conclui processo de remoção de fibrocimento nas escolas do concelhoCâmara Famalicão prevê conclusão do PDM em 2022Cultura e Turismo Candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio decorrem até 31 de maio
O SEU LUGAR

Visitantes / Experiências
Turismo Industrial e de Negócios

Turismo Industrial e de Negócios

Famalicão, localizado no Vale do Ave, referido inúmeras vezes como centro da revolução industrial na época da industrialização, é acompanhado, geograficamente, pelo Rio Ave e os
seus afluentes.

Nos dias de hoje, a variedade de experiências que poderá encontrar em Vila Nova de Famalicão, desde o setor têxtil ao agroalimentar convidam à visita, através da oferta
de rotas, locais, e experiências turísticas inolvidáveis.

O património industrial, a indústria em atividade, o centro tecnológico de I&D e o enoturismo culminam numa atividade turística de caráter multidisciplinar, que sugere uma
abordagem cultural aos setores industriais.

Da matéria-prima até ao produto final, o visitante é convidado a conhecer o ciclo de produção das indústrias de Vila Nova de Famalicão.

Roteiro

Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave

Património Industrial

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, que foi fundado em 1987, encontra-se inserido numa área fortemente marcada pela indústria têxtil.

Museu do Automóvel

Património Industrial

O Museu do Automóvel de Famalicão convida à realização de uma viagem retrospetiva sobre a evolução do design e técnica automóvel do século XX.

Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado

Património Industrial

O Núcleo de Lousado é um dos vários polos do Museu Nacional Ferroviário, dedicados à divulgação e preservação da história ferroviária portuguesa.

Empresa Têxtil Nortenha

Indústria Viva

Esta é a história que nos conduz até às coleções das mais glamorosas marcas internacionais. A Têxtil Nortenha, fundada em 1954 por Emile Henry, iniciou a sua atividade
industrial através do comércio de Capulanas.

Troficolor Têxteis

Indústria Viva

A Troficolor, uma empresa familiar criada em 1956, é especializada em tecido de denim, a matéria-prima da peça de vestuário mais utilizada em todo o mundo: os jeans..

Fábrica de Chocolates – Casa Grande

Indústria Viva

A Fábrica de Chocolates Casa Grande transforma o cacau em chocolate, utilizando as mais recentes técnicas de mestre chocolateiro.

Citeve

Investigação e Desenvolvimento

O Citeve é um Centro Tecnológico, sediado em Vila Nova de Famalicão e com delegações comerciais no Brasil, Tunísia, Argentina, Paquistão, Chile e India, destinado a apoiar técnica e tecnologicamente a competitividade das empresas do setor têxtil e vestuário.

Casa de Compostela

Enoturismo

A Casa Agrícola de Compostela, com 40 hectares de vinha, nasce nos anos 60 pela mão do Comendador Manuel Gonçalves, visionário e empreendedor, obreiro da estrutura que ainda prevalece.

Castro – Vinhos de Portugal

Enoturismo

A Castro nasceu da paixão da família em criar vinhos únicos, singulares, e com diferenciação no mercado. Para além de uma empresa produtora de vinhos, é um espaço que
proporciona inúmeras experiências.

Adega Casa da Torre

Enoturismo

O projeto vitivinícola da Casa da Torre começou em 1977 com a compra da propriedade por Manuel de Sousa Lopes, um industrial de botões do Norte de Portugal. No início dos anos 80 iniciou-se a plantação de 5 hectares de vinha, bem como o restauro da adega existente, sendo batizada como “Adega Casa da Torre”.

Casal de Ventozela

Enoturismo

A Casal de Ventozela é uma empresa familiar que se dedica à produção de Vinhos Verdes desde 1983. A sua missão é clara: revelar o melhor do terroir da região dos Vinhos Verdes através da produção de vinhos de castas tradicionais e com grande foco para os vinhos monovarietais.

Contatos

Reservas

Os Serviços de Turismo Industrial prossupõem uma pré-reserva, com uma antecedência mínima de 15 dias, que deverá ser feita através dos seguintes canais:
Município de Vila Nova de Famalicão
tel.: +351 252 320 900
e-mail: turismoindustrial@famalicao.pt

Agências

Clickviaja
tel.: +351 252 178 665
e-mail: famalicao@clickviaja.com

Famalowcost
tel.: +351 252 310 109
e-mail: reservas@famalowcost.com

LivingTours
tel.: +351 228 320 992
e-mail: reservas@livingtours.pt

Saftur
tel.: +351 252 308 000
e-mail: viagens@saftur.pt

Cancelamento

Política de cancelamento
É permitido o cancelamento gratuito de qualquer reserva com a antecedência de 72 horas em relação ao momento da visita. O cancelamento após o prazo previsto determina o pagamento integral da visita.

Downloads

Documentos disponíveis para download em formato PDF.

Data Documento Tamanho Download
12/2019 Brochura Turismo Industrial 375 Kb
Download PDF