|
Vila Nova de Famalicão marcou presença no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes com a apresentação do inovador “Laboratório Móvel de Proteção Civil”, que integrou o painel “Boas Práticas para a Resiliência”, juntamente com os projetos dos municípios de Lisboa, Mafra e Albergaria-a-Velha.
Vânia Marçal, vereadora da Proteção Civil, representou a autarquia no evento que decorreu entre os dias 9 e 11 de dezembro, nos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, tendo destacado a importância do reconhecimento nacional do projeto desenvolvido pelo município famalicense.
“O Laboratório Móvel de Proteção Civil é uma ferramenta fundamental para aproximar as crianças dos temas da segurança e da prevenção. Ao levarmos estas experiências ao terreno, estamos a plantar as bases de uma comunidade mais preparada, informada e resiliente. É muito gratificante ver este trabalho valorizado a nível nacional e estamos motivados para continuar a investir na educação para o risco”, reiterou Vânia Marçal.
O “Laboratório Móvel de Proteção Civil” nasceu da transformação de um veículo de comando e comunicações numa unidade móvel de sensibilização orientada para o público infantil.
Este inovador laboratório sobre rodas está preparado para o desenvolvimento de atividades interativas, permitindo às crianças participar em experiências científicas que simulam fenómenos naturais - como tempestades, tornados ou tsunamis -, e realizar jogos e exercícios de autoproteção que promovem comportamentos seguros e fomentam uma cultura de resiliência desde tenra idade. A iniciativa permite, também, reforçar a ligação entre a comunidade e o Serviço Municipal de Proteção Civil.
O XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, organizado pelos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, constitui um espaço de partilha e reflexão entre autarquias empenhadas na construção de territórios mais seguros, inclusivos e sustentáveis. Integrado na iniciativa internacional Making Cities Resilient 2030, alinhada com o Marco de Sendai e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o encontro intermunicipal promoveu a cooperação entre municípios na área da resiliência.
Ao marcar presença, Vila Nova de Famalicão reafirmou o compromisso assumido desde a sua adesão, em 2024, ao Programa Cidades Resilientes das Nações Unidas, reforçando a aposta na inovação, na sensibilização e na promoção da resiliência local.
|