Educação Famalicão premiou três projetos empreendedores de alunos do ensino profissional “ADN Made IN” vai pôr gente de fibra à conversaCultura e Turismo Estão abertas as candidaturas ao Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoMobilidade Construção da ligação da via ciclo-pedonal à cidade provoca constrangimentos no trânsitoEducação Alunos de Famalicão passam à fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021Cultura e Turismo Famalicão cria Rede Municipal de Trilhos da NaturezaSegurança e Proteção Civil Câmara limpa mais de 70 hectares de terreno junto às zonas industriaisEducação Nova Escola Básica de Avidos começa a ganhar forma no primeiro semestre deste anoCultura e Turismo Rede de Museus de Famalicão dá testemunho em conferência internacional Ambiente Cortes no abastecimento de águaSegurança e Proteção Civil Câmara renova apoio anual aos Bombeiros, Cruz Vermelha e Sapadores FlorestaisAtualidade Assembleia Municipal desta sexta-feira, 26/02, reúne por videoconferênciaMobilidade Construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável: alteração ao trânsitoDesporto Ação de formação em Técnicas Avançadas de Salvamento na Aula de NataçãoEducação Famalicão distribui mais 374 equipamentos para ajudar alunos no ensino onlineCultura e Turismo Mais de 200 mil euros para apoiar a culturaEconomia Famalicão vai ter um marketplace para o comércio tradicionalEducação Programa Acompanhar apoia mais de 940 crianças e jovens em riscoCultura e Turismo Câmara dá visibilidade a sítios de interesse arqueológico para identificar, preservar e proteger patrimónioCOVID-19 Vacinação Covid | Informação da Direção Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de FamalicãoJuventude Candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem prolongadas até 28 de fevereiroEconomia Câmara chega-se à frente para apoiar economia e “Retomar Famalicão”Cultura e Turismo “Há Cultura em Casa” está de regresso ao lar dos famalicensesAmbiente Realização de podas na Avenida 25 de Abril
O SEU LUGAR

Visitantes / Experiências Animação Turística e Eventos

Feira Grande de S. Miguel

Data
Setembro


Local
Praça D. Maria II

A Feira Grande de S. Miguel é uma das tradições mais antigas do concelho. Instituída em 1205, aquando da atribuição do Foral de Vila Nova, pelo rei D. Sancho I, a Feira Grande está intimamente ligada às origens do concelho, nomeadamente à actividade predominante na época: a agricultura.

Neste sentido, destaque para o mercado de S. Miguel que se realiza na Praça D. Maria II e junta agricultores, artesãos e as famosas tasquinhas, oferecendo o que de mais genuíno e tradicional se cultiva no concelho.
Trajados a rigor os mercadores trazem consigo os legumes mais frescos, os ovos mais saborosos e os frangos mais tenros do seu quintal, numa verdadeira viagem ao passado, em que tudo era “caseiro” e biológico.

Lado a lado com os agricultores e artesãos está o gado bovino e equino. Um arraial minhoto, uma desfolhada tradicional, um concurso de atrelagem e uma garraiada são apenas algumas das iniciativas previstas para o primeiro dia da iniciativa.