Sabe o que têm em comum a Bolívia, Geórgia, Colômbia, Canadá, Eslováquia e Portugal? São os países que vão marcar presença na 5.ª edição do FAMAFOLK - Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Famalicão, que acontece nos próximos dias 4, 5 e 6 de agosto com a presença de cinco grupos internacionais e três nacionais.
O festival arranca na primeira sexta-feira de agosto, dia 4, com a cerimónia oficial de abertura a acontecer nos Paços do Concelho, pelas 14h30. Neste dia também acontece o workshop “Danças do Mundo”, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, com início pelas 15h30, e à noite, pelas 21h30, terá lugar a gala de abertura do festival, também nos Paços do Concelho.
Já no segundo dia, 5 de agosto, o festival muda-se para a terra de Camilo Castelo Branco, para realizar a 2.º Gala do FAMAFOLK no Parque da Freguesia de Seide, pelas 21h30.
O último dia fica marcado pela tradicional ‘Celebração Ecuménica’, que todos os anos integra o cartaz do festival, às 11h00, na Igreja Paroquial de Joane. Segue-se a Gala de Encerramento no Parque da Ribeira, também na freguesia de Joane, pelas 15h00, que marcará o término da 5.ª edição da iniciativa.
O festival, promovido pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, vai contar com a presença de cinco companhias internacionais e três nacionais, que vão encantar os famalicenses, e quem estiver de visita ao concelho por estes dias, com as suas bonitas coreografias e trajes.
A Companhia de Dança Acuarela Boliviana encerra a sua digressão internacional precisamente no FAMAFOLK, trazendo nove danças de diferentes regiões do país. Para além deste, também vão apresentar-se em solo famalicense, Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA, da Geórgia, Ballet Folclorico de Casanare, da Colômbia, Ensemble Folklorique Les Éclusiers, do Canadá, e Szőttes Kamara Néptáncegyüttes, da Eslováquia.
O FAMAFOLK conta, também, com sotaque português, pelo talento das coletividades famalicenses, Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo, assim como do Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.
Refira-se que o FAMAFOLK está em processo de candidatura ao selo CIOFF, do Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, sendo este o primeiro de três anos de avaliação da parte desta entidade, parceira oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e acreditada para o Comité de PCI – Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.