O calendário anual das Mostras Comunitárias de Vila Nova de Famalicão, promovido pela Câmara Municipal em parceria com as Juntas de Freguesia, arrancou este fim-de-semana.
A primeira mostra do ano decorreu, como já vem sendo habitual, na freguesia do Louro, com a tradição da Arrancada dos Reis a dar o mote para a iniciativa.
“A riqueza do concelho de Vila Nova de Famalicão está na diversidade daquilo que somos enquanto território e mais do que um espaço de convívio, as mostras comunitárias são o reflexo dessa identidade, da cultura e das tradições de cada uma das nossas 49 comunidades de freguesia”, diz a propósito o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que enaltece ainda o papel do movimento associativo concelhio na promoção de um concelho vibrante.
Este fim-de-semana, no Louro, a Mostra Comunitária encheu a Praça Comendador Artur Cupertino de Miranda, para celebrar a chegada dos Reis Magos, o tradicional acender da fogueira e a abertura de um bolo-rei gigante.
Recorde-se que as mostras comunitárias já se realizam desde 2014. Acontecem ao longo do ano, de forma rotativa pelas diferentes freguesias do concelho, quase sempre ao fim-de-semana e com um programa de animação associado, desenvolvido pela comunidade. É uma iniciativa assente numa ótica de valorização da comunidade, enquanto espaço de afirmação, interação e partilha, traduzindo-se numa dinâmica e animada exposição coletiva sobre as freguesias famalicenses.
O calendário da iniciativa pode ser consultado, ao longo de todo o ano, na Agenda Municipal de Famalicão, disponível no portal do Município, em www.famalicao.pt.