Famalicão vai voltar a cumprir uma das tradições mais antigas e genuínas do concelho. A Feira Grande de S. Miguel, cuja origem remonta ao ano de 1205, acontece de 26 a 29 de setembro, no centro da cidade.
Apesar da sua longevidade, a Feira Grande de S. Miguel apresenta-se com uma roupagem moderna, sem descurar as tradições de outrora, numa celebração da atividade agrícola, dos usos e costumes e da identidade famalicense.
O certame arranca na sexta-feira, 26 de setembro, com a abertura do Mercado de São Miguel, na Praça Mouzinho de Albuquerque, que também acolhe a Praça dos Serviços - dedicada a produtores e empresas locais - e a Praça da Alimentação - com iguarias de fazer crescer água na boca. Estes espaços vão estar em funcionamento das 10h00 às 24h00, de sexta a domingo.
A edição deste ano traz como novidades a Exposição de Alfaias Agrícolas Antigas e a Pista Infantil de Tratores, que decorrem em simultâneo com o mercado e as praças. Nota também para a Feira de Velharias marcada para domingo, a partir das 10h00, na Praça – Mercado Municipal.
De regresso está a Exposição de Tratores e Máquinas Agrícolas, que vai estar instalada no Campo da Feira, de 26 a 28 de setembro.
A programação da Feira Grande de S. Miguel também integra inúmeros momentos recreativos e culturais, sobretudo na Praça Mouzinho de Albuquerque.
Na sexta-feira à tarde, no espaço da feira semanal, realizam-se o Desfile do Gado (14h30), a Bênção dos Animais (15h00) e a Exposição de Animais (17h30). À noite, acontece o Espetáculo Equestre Famalicense (21h00), seguido da Concentração de Cavalos Montados (22h00).
Já o sábado, 27 de setembro, não vai faltar a música popular e o folclore, com a atuação dos grupos de Zés Pereiras “Os Delaenses” (10h00) e “Os Divertidos” (19h00), e, pelo meio, haverá a Tarde de Folclore (15h00), que vai contar com a participação dos grupos famalicenses: Rancho Folclórico de São Martinho de Brufe, Grupo Etnográfico Santiago da Cruz e Rancho Etnográfico de Ribeirão.
A programação cultural deste dia termina com o concerto de fado da ACAFADO (21h00) e, logo depois, a célebre Gala Equestre Miguel da Fonseca (22h00), um evento dedicado à cultura e tradições portuguesas, tendo como elemento central, o cavalo lusitano.
No domingo, dia 28, terão lugar a Roda das Concertinas (15h00), o Desfile de Charretes (16h00) e a Desfolhada (18h00).
A edição de 2025 da Feira Grande de S. Miguel termina com a tradicional Feira Franca, que decorre na segunda-feira, 29 de setembro, entre as 07h00 e as 18h00, no recinto da feira semanal.
Nota ainda, durante o fim de semana, para as oficinas didáticas dedicadas ao pão (10h00), ao tecido (11h00) e à decoração (14h00), no dia 26, e às oficinas dinamizadas pela AESAcademy (11h00) e a Fundação Castro Alves (15h00), no dia 28, todas na Praça Mouzinho de Albuquerque.
Recorde-se que a Feira Grande de S. Miguel é uma das tradições mais antigas do concelho e conta com organização da Câmara Municipal. Instituída em 1205, aquando da atribuição do Foral de Vila Nova, pelo rei D. Sancho I, é uma iniciativa que está intimamente ligada às origens do concelho e à atividade predominante na época: a agricultura.
Todas as atividades da programação da Feira Grande de S. Miguel têm entrada livre e podem ser consultadas aqui.