Ana Azevedo, uma das maiores referências do futsal nacional, recebeu o Prémio de Excelência na X Gala do Desporto de Famalicão, galardão entregue pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. A cerimónia aconteceu este domingo, 9 de novembro, no Pavilhão Municipal de Famalicão, numa noite em que foram homenageados perto de três centenas de atletas, dirigentes e treinadores famalicenses pelas suas recentes conquistas desportivas.
Considerada uma inspiração na modalidade, a famalicense Ana Azevedo possui um largo percurso no futsal, tendo conquistado inúmeros títulos nacionais. É a jogadora com mais internacionalizações da história da seleção portuguesa, tendo vestido a camisola da seleção nacional por 139 vezes, um gesto que, ainda hoje, a enche de orgulho. “Passados 15 anos continuo a ir como se fosse a primeira vez. É um orgulho enorme” referiu a atleta, que se prepara para representar Portugal no Campeonato do Mundo.
Num discurso público carregado de emoção e gratidão, Ana Azevedo destacou o papel fundamental da família na sua trajetória e recordou os primórdios da sua carreira desportiva no Futebol Clube de Vermoim, a ‘casa’ desportiva que a viu crescer. “Cresci a saber que podíamos conciliar ambição com respeito. Percebi ao longo dos anos que para conseguir os meus sonhos teria que me sacrificar, lutar e dedicar ao máximo. Acima de tudo, para enfrentar os obstáculos na nossa vida temos que ter muita força e um amor único” salientou a jogadora de futsal.
Atualmente, Ana Azevedo encontra-se a realizar o estágio final de preparação para a primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, em Oeiras, que considera o culminar da sua carreira, partilhando a ambição de trazer a taça para Portugal e poder dar a Famalicão uma campeã do Mundo de futsal. “Espero que, no dia 7 de dezembro, esta terra que me viu crescer, partilhe comigo esta alegria” comentou.
Nesta edição da Gala do Desporto de Famalicão, foram homenageados 270 atletas, técnicos, associações, clubes e dirigentes desportivos que receberam o galardão dos campeões, o Famalicense D’Ouro, pelos títulos nacionais e internacionais alcançados em 30 modalidades desportivas na época 2024 e 2024/2025.
“Este número retrata bem a dimensão desportiva do nosso concelho e a competência e o talento dos nossos galardoados” destacou Mário Passos, na sua intervenção. “É um enorme orgulho para Vila Nova de Famalicão, todo esse vosso esforço e trabalho. A vossa dedicação e a de outros agentes desportivos têm permitido levar o nosso concelho a patamares de excelência desportiva nunca vistos, que tornam o nosso concelho uma grande referência desportiva nacional e internacional” salientou o edil, deixando um sentido agradecimento a todos os intervenientes desportivos pelo seu “contributo enorme” para o ecossistema desportivo famalicense.
O autarca acrescentou, ainda, que “tal como estes campeões, temos que ter a capacidade de nos superar (…) o desporto é uma verdadeira escola, uma escola onde temos que apostar cada vez mais, apoiar cada vez mais”.
Durante a sua intervenção, Mário Passos destacou algumas das mais recentes apostas da autarquia: o Skate Parque, em Sinçães, recentemente inaugurado; o Centro de Atletismo de Famalicão, em Talvai, em fase avançada de construção; a recente aquisição do Pavilhão Gimnodesportivo de Riba de Ave; o novo Estádio Municipal, que se encontra atualmente em concurso público; e a requalificação das piscinas exteriores de Famalicão, que passarão a ter pistas de 50 metros. Projetos que, segundo o autarca, espelham a forte aposta do município em infraestruturas desportivas de qualidade e em dar as melhores condições para o desenvolvimento da prática desportiva.
Além dos galardões dos campeões e do Prémio de Excelência, na X Gala do Desporto também foram entregues outros sete galardões do júri.
O Futebol Clube de Famalicão venceu na categoria “Associação/Clube Desportivo do Ano” e o galardão de “Dirigente do Ano” foi atribuído a Mário Oliveira, do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis A2D.
No que refere aos atletas que mais se destacaram na última época desportiva, Tiago Pereira (Sport Lisboa e Benfica) foi considerado “Atleta Revelação Masculino” e Rita Cunha (Sporting Clube de Braga) mereceu o título de “Atleta Revelação Feminino”.
Já Hugo Azevedo, selecionador nacional de hóquei em patins, venceu, pelo segundo ano consecutivo, na categoria “Treinador do Ano”, e o Núcleo de Árbitros de Vila Nova de Famalicão voltou a estar em destaque no prémio “Árbitro do Ano”, com Patrícia Carneiro a arrecadar o galardão.
O
“Evento Desportivo do Ano”, escolhido por votação do público, foi entregue aos
“XV Jogos do Eixo Atlântico”, uma iniciativa da Associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que decorreram nos municípios de Famalicão e Braga.