Foram cerca de 140 mil os visitantes que, de 29 de agosto a 7 de setembro, passaram por Vila Nova de Famalicão para explorar as diversas peças artesanais, provar as diferentes iguarias e assistir aos diversos momentos culturais que marcaram a 40.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia.
O certame contou com uma centena de artesãos, produtores gastronómicos e stands dedicados à restauração provenientes de todo o país, para além dos 20 espetáculos protagonizados por artistas famalicenses e por conhecidos nomes da música portuguesa, como D.A.M.A, Dillaz e Quim Barreiros.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, garante que “foram dez dias de muita cultura e convívio”, deixando um elogio a todos os envolvidos no certame. “Não posso deixar de agradecer a todos os que passaram pela nossa Feira de Artesanato e Gastronomia e a todos os que se envolveram na organização desta 40.ª edição”, afirma.
“A nossa Feira de Artesanato e Gastronomia é hoje uma das mais conceituadas feiras do país, não só pelo número de visitantes que recebe todos os anos, mas sobretudo pelos fantásticos artesãos e produtores gastronómicos que escolhem Famalicão para mostrar as suas peças e produtos”, conclui o autarca.
Recorde-se que “A Melhor Peça” da edição deste ano da Feira de Artesanato de Famalicão – um comboio feito de correntes de bicicleta - é da autoria do artesão Pedro Macedo, de Barcelos. O prémio de “Melhor Stand” foi atribuído a Maria Ascensão Ferreira, artesã de bonecas de tecido de Santo Tirso. António Ferreira Machado, de Braga, e Maria Dulce Ferreira, de Delães, foram ainda distinguidos com a Menção Honrosa de “Melhor Peça” e “Melhor Stand”, respetivamente.