As obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de Seide vão arrancar em breve e, durante esta intervenção, as atividades letivas vão decorrer em instalações provisórias localizadas num terreno contíguo à emblemática Casa de Camilo, atualmente utilizado como zona de estacionamento. A montagem da construção temporária arranca na próxima segunda-feira, 19 de janeiro, e a mudança deverá acontecer no final do 2º período letivo, logo após as férias escolares da Páscoa.
O estabelecimento escolar público, que atualmente dá resposta a mais de 60 alunos do ensino primário, vai assim funcionar provisoriamente no espaço localizado entre a rua de São Miguel e a rua Nossa Senhora da Conceição, numa construção modular que inclui quatro salas de aula, refeitório, sala de professores, instalações sanitárias e área técnica.
Recorde-se que a intervenção na Escola Básica de Seide vai resultar de um investimento municipal na ordem dos 1,3 milhões de euros, com um prazo de execução de 12 meses. A empreitada prevê a recuperação do edifício centenário existente e a ampliação da oferta escolar, através da construção de um novo edifício com dois pisos, que inclui quatro salas de aula, salas de apoio, sala de professores, refeitório (com fabrico próprio de refeições), instalações sanitárias e sala de arrumos, bem como, a reorganização do espaço envolvente, de forma a criar um recreio coberto, um recinto desportivo, uma horta pedagógica e espaços verdes.
Recorde-se que encontram-se atualmente em curso várias obras de modernização do parque escolar do concelho de Vila Nova de Famalicão, com destaque para as intervenções na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Joane), na Escola Senador Sousa Fernandes (Famalicão), no Jardim de Infância de Delães e na Escola Básica de Brufe, que, no seu conjunto, constituem um investimento municipal acima dos 25 milhões de euros.