São mais de duas dezenas os seniores de Vilarinho das Cambas que diariamente agora se juntam na antiga escola primária da freguesia para participar nas atividades que a recém criada Academia Sénior de Vilarinho.
O espaço começou a funcionar a 8 de outubro e foi acolhido com entusiasmo pela população mais velha da freguesia, que aqui tem ponto de encontro e de partilha.
O projeto das Academias Seniores – que começou a ser desenvolvido em 2021 – assenta na ideia de combater a exclusão social e o isolamento das pessoas mais velhas, promovendo o envelhecimento ativo e a qualidade de vida, fomentando a formação científica, pessoal, social e cívica, ao mesmo tempo que acentua a ligação das pessoas com a comunidade.
Com a abertura da Academia Sénior de Vilarinho das Cambas, são já 20 os grupos formados e mais de 600 os seniores que integram uma rede que tem vindo a crescer ao longo dos últimos quatro anos e que se pretende chegue a todo o território.
O Presidente da Câmara, Mário Passos, salientou a importância do projeto “para manter estas pessoas ativas e felizes, com bem-estar e qualidade de vida, a participar nas muitas atividades que vão realizando ao longo de todo ano”.
Cada uma das academias desenvolve o seu plano de atividades, com aulas de promoção de atividade física (yoga, zumba sénior, ginástica funcional, defesa pessoal), workshops de costura e trabalhos manuais, doces, música e instrumentos (tunas), convívios e passeios culturais.
A par disto há iniciativas promovidas em rede, com aulas de formação certificada de competências digitais, trabalhos manuais, arte da flor, inglês e ações de capacitação em fóruns consultivos.
A concretização da Rede de Academias Seniores e este trabalho de promoção do envelhecimento ativo e implementação de políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, foi de resto reconhecida em 2024, com a integração de Famalicão na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.