“Servir a comunidade que amo, que conheço e que me motiva todos os dias é para mim uma grande honra. Continuarei a ser um presidente próximo, disponível e atento. Um presidente que escuta, que age, que governa com o coração, mas também com o rigor da razão. Serei o presidente de todos os famalicenses”. As palavras são de Mário Passos, que ontem tomou posse para o seu segundo mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Na sessão da Assembleia Municipal de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos (Câmara e Assembleia) para o quadriénio 2025-2029, Mário Passos falou num mandato de continuidade, mas ao mesmo tempo de renovação.
“Este novo mandato dá-nos a oportunidade de aprofundar políticas e consolidar os muitos projetos estruturais que temos em curso na Saúde, Educação, Ambiente, Habitação e Desporto, mas será também um mandato de renovação, com novas ideias, novos projetos e novas formas de governar, sempre com transparência, diálogo e o sentido de responsabilidade de quem não vai comprometer o futuro das próximas gerações”, disse.
Perante um auditório da Casa das Artes lotado, o autarca famalicense assegurou ainda que o executivo municipal continuará a “trabalhar incansavelmente” para cumprir com os compromissos assumidos com os famalicenses e para “continuar a fazer de Famalicão um concelho de progresso, de qualidade de vida, de desenvolvimento sustentável e de igualdade de oportunidades, um verdadeiro território de felicidade”.
A Assembleia Municipal de tomada de posse dos membros eleitos para a Câmara e Assembleia foi presidida pelo presidente da Assembleia reeleito, João Nascimento.
Para além dos 11 membros que vão integrar o executivo municipal - Mário Passos (Presidente), Hélder Pereira, Susana Pereira, Augusto Lima, Pedro Oliveira, Vânia Marçal (coligação PSD/CDS-PP), Eduardo Oliveira, Cláudia Vieira, Ivo Sá Machado, Neide Ribeiro (PS) e Pedro Alves (Chega) - tomaram ainda posse os 40 deputados eleitos para a Assembleia Municipal. Integraram também a mesma os 39 presidentes de Junta de Freguesia eleitos nas eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro.
A sessão foi encerrada por João Nascimento que garantiu que continuará a desempenhar o cargo de Presidente da Assembleia Municipal “com a exigência que este reclama, com a determinação que se impõe, com transparência, humildade e, sobretudo, com lealdade para com todos”.
Recorde-se que Mário Passos, da coligação PSD/CDS-PP, venceu as eleições para a Câmara Municipal com 49,68% dos votos, tendo merecido a confiança de 41 197 eleitores famalicenses. João Nascimento, da mesma coligação, venceu para a Assembleia Municipal com 46,49% dos votos (38 550 votos).
Natural da freguesia de Nine, onde nasceu em 1966, Mário Passos é professor, licenciado e doutorado na área das Ciências (Física e Química) pela Universidade do Minho. Enquanto vereador, entre 2009 e 2021, esteve à frente de pelouros como Desporto, Freguesias, Juventude, Habitação e Modernização Administrativa. Em 2021 foi eleito Presidente da Câmara Municipal.