O Município de Vila Nova de Famalicão, através da Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa e em parceria com associações locais ligadas ao ambiente e à sustentabilidade, promove nos dias 21 e 22 de novembro uma nova edição da conferência ambiental “Ambientar-se”, que este ano assinala o seu 10.º aniversário.
Sob o tema “A Era do Lixo”, o encontro pretende alertar a população e os decisores para a excessiva produção de resíduos, as baixas taxas de separação e reciclagem e o consumismo crescente da sociedade atual.
O objetivo é promover a reflexão e incentivar mudanças nos estilos de vida e nas políticas de consumo e gestão de resíduos, que continuam a representar um desafio em Portugal e no mundo.
As conferências do “Ambientar-se” têm como ponto de partida a exibição de um filme para que depois seja promovido o debate, sendo que este ano a iniciativa arranca no dia 21 de novembro com uma visita guiada ao Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Riba de Ave, gerido pela RESINORTE.
No dia 22 de novembro, as atividades concentram-se no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, onde será feita a exibição de filmes temáticos — “Lixo Fora de Lugar”, de Nikolaus Geyrhalter, “Oceanos de Plástico” (versão curta), “Upstream: Microplastics in UK Rivers” e o vídeo “Lowsumerism – O Consumismo Consciente”. Após as projeções, terão lugar dois painéis de debate com especialistas, dedicados aos temas dos “Resíduos: o lixo que fazemos”, “Microplásticos: a água da vida contaminada” e sobre “Redução do consumo: menos é melhor”.
As inscrições para a edição deste ano do “Ambientar-se” podem ser efetuadas através do site www.parquedadevesa.com
Aos participantes o Município disponibiliza, mediante inscrição, transporte gratuito entre a Estação Rodoviária e o Centro de Estudos Camilianos, bem como almoço vegano e inclusivo.
Recorde-se que o projeto “Ambientar-se” teve início precisamente a 16 de outubro de 2015, e ao longo da última década tem promovido a educação ambiental e a reflexão sobre a sustentabilidade em Vila Nova de Famalicão, afirmando-se como uma referência no panorama nacional.