O ritmo das danças de salão está de regresso a Vila Nova de Famalicão no próximo dia 8 de novembro. O Famalicão Dança, que vai na 11ª edição, volta a trazer a terras de Camilo os melhores dançarinos nacionais e internacionais.
Com organização a cargo da Academia Gindança, e o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, o evento que colocou o concelho no mapa mundial da dança desportiva promete novidades. “Ano após ano, temos conseguido elevar a fasquia e, este ano, não será exceção”, destaca Anabela Gomes, presidente da direção, sem querer levantar o véu sobre as surpresas desta edição, mas sublinhando a ligação do evento ao património cultural famalicense.
Anabela explicou que, aquando a criação da logomarca do Famalicão Dança, houve o cuidado de incorporar “um elemento cultural e histórico do concelho” - neste caso, uma alusão ao escritor Camilo Castelo Branco, através do desenho da cartola sobre a qual os bailarinos dançam. “Em 2025, celebrarmos o bicentenário do seu nascimento, quisemos realçar este vínculo ao romancista, aliando a dança à literatura e ao património cultural do nosso concelho”, como uma autêntica coreografia literária.
A edição deste ano inclui a organização do Campeonato do Mundo Sub-21 nas 10 Danças - competição oficial atribuída pela World DanceSport Federation (WDSF) -, uma prova aberta que vai reunir em Famalicão os campeões nacionais de vários países e que contempla cinco danças latinas e cinco danças standard, com participantes de todos os continentes. Até ao momento, encontram-se inscritos cerca de 25 pares de 17 países.
“O Famalicão Dança é uma montra de talentos, que traz a Vila Nova de Famalicão os melhores atletas nacionais e internacionais da modalidade” refere Pedro Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
“Vamos receber os melhores pares do escalão de sub-21, logo, à semelhança do que vem acontecendo, sabemos que será um evento competitivo de qualidade” comenta o autarca, acrescentando que “a atribuição da organização de uma competição internacional à Gindança não acontece por acaso. Deve-se à sua competência e histórico na modalidade, que a tornam um parceiro de excelência”.
A preceito das edições anteriores, o Famalicão Dança volta a dar palco à 6.ª e última prova do Circuito Nacional de Dança Desportiva, em latinas e standard, atribuída pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD). A competição vai contar com a participação de cerca de 150 pares de todo o país, sendo decisiva para as classificações finais e a definição dos atletas que vão integrar a seleção nacional de 2026.
A presidente da FPDD, Marina Rodrigues, destaca o “profissionalismo e as provas dadas” pela Gindança, no que respeita à capacidade e qualidade na organização de competições desportivas de alto nível, reforçando a confiança tanto da federação nacional, como a internacional, no trabalho da associação famalicense. “Queremos que quem visite o nosso país fique bem impressionado e que seja bem acolhido”, salienta.
Refira-se que a apresentação oficial da 11ª edição do Famalicão Dança aconteceu esta terça-feira, 28 de outubro, na Casa dos Caseiros da Casa de Camilo, em Seide S. Miguel, na presença da comunicação social e parceiros institucionais.
Já é possível reservar bilhetes para o Famalicão Dança 2025 através do site oficial do evento (www.famalicaodanca.com), onde também se encontram disponíveis mais informações sobre esta iniciativa desportiva.