Mais de 3000 atletas nacionais e estrangeiros já garantiram o seu lugar na 11ª Meia Maratona de Famalicão. A prova sai à estrada no próximo domingo, dia 19 de outubro, com partida marcada para as 09h30, na avenida Brasil, e inclui uma prova de 21 quilómetros e uma corrida/caminhada de 10 quilómetros.
A 11ª edição da mítica prova de atletismo é um dos eventos desportivos mais aguardados da região e uma competição que está integrada no calendário do World Athletics, algo que a torna especialmente atrativa, uma vez que permite a homologação das marcas.
Aquando da apresentação da prova o vereador do Desporto do Município de Famalicão, Pedro Oliveira, salientou a qualidade competitiva da prova, promovida em parceria com a Run Porto. "A Meia Maratona é uma competição que dá grande visibilidade ao nosso território, a que se acrescenta o facto de recebermos atletas nacionais de primeiro plano e muitos atletas estrangeiros de grande qualidade, que vão contribuir para aumentar o nível competitivo".
Sobre as expectativas em relação à Q8 11ª Meia Maratona de Famalicão, Jorge Teixeira, da RunPorto, apontou para um número recorde de inscrições, “mas também o recorde competitivo”, sublinhando que a presença de atletas estrangeiros contribui para “elevar as marcas a um nível internacional”.
A preceito do ano passado, a prova conta com a participação de atletas de elite internacionais, nomeadamente, os quenianos Shadrack Korir - vencedor da Meia Maratona de Nuaille (França), em 2025 -, e Faith Chepkoech - vencedora da Meia Maratona de Lisboa, em 2024. Entre os atletas portugueses, destaque para a presença de Miguel Borges (Sporting Clube de Braga) e de Carlos Costa (Vizela Corre).
Refira-se que a Q8 11ª Meia Maratona de Famalicão resulta de uma organização conjunta do Município de Vila Nova de Famalicão e da Run Porto, tendo como patrocinador principal a Q8.
A corrida de 21 quilómetros arranca da Avenida Brasil, em direção ao centro urbano - com passagem por várias ruas emblemáticas da cidade -, depois segue a Estrada Nacional 206, virando para Vale São Cosme até inverter a marcha junto à Têxtil Manuel Gonçalves (Avenida Central/EN309), em direção à meta, que se encontrará instalada no parque de estacionamento do CITEVE. Já a prova de 10 quilómetros, abrange um circuito pelo centro urbano, com partida e chegada no mesmo local que a meia maratona.
Será novamente possível acompanhar, em direto, a performance dos participantes da Meia Maratona de Famalicão através da aplicação RunPorto, que permite seguir em tempo real o progresso de cada atleta. Nesta plataforma, também estarão disponíveis informações sobre a prova, incluindo mapas dos percursos, pontos de abastecimento, apoio médico, entre outros detalhes da prova.
As inscrições para a Q8 11ª Meia Maratona de Famalicão continuam abertas no site oficial da RunPorto.