Agenda Municipal / Festas, Feiras e Romarias Semana Santa - Páscoa 2024

De 16 a 31 Mar
Programação da Confraria das Santas Chagas


Vila Nova de Famalicão | todos os eventos são de acesso gratuito

Sábado 16
2ª Caminhada pelo Património Religioso e Histórico de V.N. Famalicão
Salão Paroquial de Santo Adrião | 10h00
Esta caminhada oferece aos participantes um breve resumo da história de cada monumento religioso da cidade e uma breve rápida visão sobre a importância de cada um na história de Vila Nova de Famalicão. Seguindo um itinerário, valorizando o Peregrinar, que significa também confraternizar, conhecer e explorar o Património, a visita termina com um lanche, onde reina o famoso Pão de Ló e uma taça de vinho verde espumante no Salão Paroquial.

Património: Nova Matriz, Capela de S. Vicente, Alminhas da Bandeirinha, Capela de Santo Adrião, Alminhas de Sistães de Trás, Capela de S. Francisco, Salão Paroquial
Inscrições: Posto de Turismo; Casa da Cultura; Cartório Paroquial, Online: confraria.santas.chagas@gmail.com | Distância aproximada: 5 Km | Desnível: 160m D+

Concertos
Antiga Matriz | 21h30
Primeira parte - Agora Manticora: canções para piano, trompete e voz de J. Brahms
Segunda parte - Klezmer Kafé: um ensemble, dedicado à música folclórica com especial enfase em Klezmer, um género oriundo das comundidades judaicas.

Domingo 17
Via Sacra ao Vivo
Salão Paroquial de Santo Adrião | 16h30
Entrada gratuita, mas é necessário levantar entrada
Tipologia: Musical Dramático | Atores: 51, 45 pessoas com deficiência e 6 colaboradores
O Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência, em Touguinha, equipamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, em parceria com a Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde.

Quinta-feira 21
Exibição do filme: O mestre jardineiro de Paul Schrader
Casa das Artes | 21h30
Entrada gratuita, limitada à lotação da sala | Promotor: Confraria das Chagas com o apoio da Casa das Artes e Cineclube de Joane| Duração: 111 min

Sexta-feira 22
Via Sacra Jovem
Igreja Matriz Nova | 21h30
A Via – Sacra, faz parte das tradições mais acarinhadas pelos católicos, sobretudo durante a Quaresma. É um exercício espiritual – e, em alguns casos, também físico – que ajuda quem a faz a reviver a paixão e morte do Senhor Jesus, acompanhado Aquele que deu a vida pela humanidade e aprendendo d’Ele o “caminho da cruz”, o caminho de todos os homens e mulheres, mais ainda de todos os cristãos.
Percurso: Igreja Matriz Nova, Rua Álvaro Castelões, Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril e Igreja Antiga Matriz

Sábado 23
Certame Páscoa Doce – 3º Edição
Alameda D. Maria II | 10h00
E com a Páscoa também é feita de tradições, por cá gostamos de as manter. Gostamos de doces como o pão de ló e as amêndoas. Sinta a beleza das cerimónias tradicionais da Semana Santa e da Páscoa e saboreie doces, para todos os gostos e brinde com vinho verde.

Programa (sábado)
10h00 – Abertura do Certame.
Animação Centro Urbano/ animação itinerante pelas ruas da cidade com Laboratório Criativo SIM.som

15h00 – 2º Concurso “O Doce de Páscoa 2024” – Entrega de bolos junto da organização em local a indicar.

16h00 – Concerto com Banda SIM.som

17h00 – Workshops: Chocolate e Doces Conventuais

18h30 – Declaração do vencedor do 2º Concurso “O Doce de Páscoa 2024” e entrega dos prémios

Segue-se a prova dos doces a concurso, aberta a todos os presentes, duas de treta e um copo de vinho verde

Concerto de Páscoa – Banda de Famalicão
Igreja Matriz Nova | 21h30
Third Symphony de James Barnes
Missa Brevis de Jacob de Haan

Domingo 24
Certame Páscoa Doce – 3º Edição
Alameda D. Maria II | 10h00

Bênção e Procissão dos Ramos
Praça 9 de Abril | 10h00
“Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém”. Com ramos de oliveira, benzidos no início desta procissão, assinala-se o dia em que Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, com as multidões a saírem para o receber, colocando diante dele os seus mantos.

Percurso: Praça 9 de Abril; Rua de Santo António; Rua Adriano Pinto Bastos; Rua Manuel Pinto de Sousa; Rua Álvaro Castelões e Nova Matriz
Participantes: Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, Escuteiros e Guias, Confraria das Santas Chagas, Cruz Paroquial, Pároco, Coro de Santa Cecília.

Eucaristia do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor
Igreja Matriz Nova | 11h00
Com a celebração do “Domingo de Ramos na Paixão do Senhor” damos início à Semana Santa onde somos convidados a fixar o olhar na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Na celebração deste Domingo, último do tempo de Quaresma, abre-se o caminho da Paixão de Jesus que escutamos no Evangelho desta missa, preparando os cristãos para a “Semana Santa” ou “Semana Maior”. Não porque tenha mais dias, mas pela densidade e intensidade de que se reveste e porque nela celebramos o Mistério Pascal, a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Cortejo Bíblico Páscoa Hebraica – 3ª Edição
Salão Paroquial de Santo Adrião | 15h00
Ele é um Deus pessoal, um Deus de encontros – o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, agora também de Moisés -, capaz de se compadecer porque escuta e se dispõe e conhece todo o sofrimento e todo o grito de dor, venha ele de onde vier.
Este cortejo tem uma linha histórica que pretende mostrar a opressão de Israel e a sua libertação, por Deus, debaixo dos Egípcios.

Percurso: Centro Pastoral de Santo Adrião, Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Alameda D. Maria II, Rua Lourenço da Silva Oliveira, Praça D. Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril
Participação: Agrupamento dos escuteiros de Antas Santiago, Amarcultura, Greculeme, Associação Cultural de Vermoim, Grupo de Teatro Amador Camiliano – Grutaca, Alfa, Fraternidade e outros

Concerto "Altos do Bairro" Ensemble de música antiga
Igreja Matriz Antiga | 18h30
Leçons de Ténébres pour le Mercredy - François Couperin em 1714 para a liturgia da Semana Santa na Abadia Real de Longchamp
- Première Leçon a une voix
- Deuxième Leçon a une voix
- Troisième Leçon a deu voix

Quarta-feira 27
Concerto de Páscoa
Igreja Matriz Antiga | 21h30
Com ARTAVE/CCM
Glória - A. Vivaldi

Quinta-feira 28
Missa da Ceia do Senhor
Igreja Matriz Nova | 18h00
É o último dia da Quaresma e, ao mesmo tempo, a partir da Missa, inauguração do Tríduo Pascal. É o dia em que o Cristo, na sua ceia de despedida, antes da morte, institui a Eucaristia, deu grande lição de humildade, serviço, lavando os pés aos seus apóstolos e constituindo-os sacerdotes mediadores da sua Palavra, dos seus sacramentos e da sua salvação.

Recriação da Última Ceia
Praça 9 de Abril | 21h00
A “Última Ceia” recria momentos de profunda intimidade e interioridade de Jesus com os seus discípulos. Esta recriação convida-nos a entrar no Mistério Pascal: a “Última Ceia com os seus discípulos” é o ponto de partida antes do prelúdio da “Agonia no Jardim das Oliveiras” e “Prisão de Jesus”, que conduzirá ao “Tribunal Judaico, o Sinédrio”, onde será julgado e declarado culpado de blasfémia.
Colaboração: Amarcultura, Agrupamento 206 de Vila Nova de Famalicão

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” ou da Cana Verde
Igreja Matriz Antiga | 21h30
A Procissão do Ecce Homo ou Senhor da Cana Verde, constitui um dos altos pontos das celebrações litúrgicas da Semana Santa.
Uma procissão de profunda religiosidade popular, cujo o percurso é feito com introspeção e respeito pela simbologia que carrega o andor do “Ecce Homo” e pela tradição centenária.
A procissão é acompanhada por textos de reflexão e cânticos pelo Orfeão Famalicense.

Percurso: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Alves Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril e Antiga Matriz.
Participação: Fanfarra do Agrupamento de Antas, Orfeão Famalicense, Escuteiros dos Agrupamentos do Núcleo, Fraternidade e Confrarias.

Sexta-feira 29
Oração Litúrgica de Laudes de Sexta-Feira Santa
Igreja Matriz Antiga | 10h30
Em Sexta-Feira Santa, com hinos e os salmos próprios, a Igreja inicia o dia na continuidade de adoração eucarística, mas antecipando já, neste dia, a morte de Jesus. A Oração Litúrgica de laudes é o nome que se dá à oração eclesial que se faz manhã. Em latim, landes significa “louvores”. 

Celebração da Paixão do Senhor
Igreja Matriz Nova | 14h45
A Sexta-Feira Santa não é um dia de luto, mas sim o dia da comunidade cristã consagra à meditação adorante da cruz de Cristo, fonte da nossa salvação. É o único dia do ano em que há Eucaristia, mas sim celebração da Palavra seguida da Oração Universal, da Adoração da Cruz, central nesta celebração, e a comunhão do Pão consagrado no dia anterior, na Quinta-Feira Santa.

Recriação do Julgamento e Condenação de Jesus
Praça 9 de Abril | 20h30
Colaboração: Igreja Cristã Famalicão

Procissão do Enterro do Senhor
Igreja Matriz Antiga | 21h30
Procissão do Enterro do Senhor é a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa. Tal como um cortejo fúnebre, da procissão faz parte um esquife com a imagem de Cristo morte, juntamente com o andor da Senhora das Dores. Em sinal de luto, os participantes vão de cabeça coberta. As matracas dos farricocos são silenciadas. A bandeira e os estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão.

Percurso: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Alves Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril e Antiga Matriz
Participação: Orfeão Famalicense, fanfarra do Agrupamento dos Escuteiros de Antas, quadros constituídos por escuteiros dos diversos Agrupamentos do Núcleo, fraternidade Nuno Álvares, Confrarias, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Sábado 30
Vigília Pascal
Igreja Matriz Nova | 21h00
Na história, a Vigília Pascal foi a primeira a ser organizada pela comunidade cristã como uma noite de vela, em oração e escuta da Palavra, concluindo com a celebração da Eucaristia. Depois de várias transformações ao longo dos séculos, a Vigília Pascal, na noite de Sábado de Páscoa, é a celebração cristã principal de todo os anos, na qual se condensa todo o Mistério da Salvação em Cristo e a nossa participação nele. Nela, a Igreja se mantém de vigia, à espera da Ressurreição do Senhor, e a celebra com os sacramentos da iniciação cristã.

Domingo de Páscoa 31
Saída dos Compassos
Igreja Matriz Antiga | 09h30
A Visita Pascal, anúncio festivo da Ressurreição do Senhor, fortemente arreigada na tradição cristã do nosso país, representa um dos momentos mais esperados e festejados da celebração da Páscoa. O compasso é constituído por um conjunto de pessoas vestidas de opa vermelha, com a Crus Pascal magnificamente engalanada, a caldeira de água benta com o respetivo hissope e a indispensável campainha que anuncia a chegada da Cruz. O toque festivo dos sinos e as descargas de foguetes anunciam a todos a saída das Cruzes.

Eucaristia Solene do Dia de Páscoa
Igreja Matriz Nova | 12h30
A Páscoa ocupa o lugar central de todo o ano: Em cada semana, no dia a que foi dado o nome de “domingo” comemora a Ressurreição do Senhor, que é celebrada também em cada ano, juntamente com a sua bem-aventurada Paixão, na grande solenidade da Páscoa.
É a Festa das festas, a Solenidade das solenidades: a Igreja celebra o dia da Páscoa, prolongando-se, antes de mais, numa oitava solene, que termina no Domingo de Pascoela, e, depois, em outras seis semanas, até completar o número de cinquenta, com a festa do Pentecostes.

Promotores
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Confraria das Santas Chagas de Vila Nova de Famalicão
Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão

Apoios:
ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão
União de freguesias de Famalicão Calendário
Junta de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas de Vila Nona de Famalicão
Associação Amarcultura
FNA – Fraternidade Nun`Alvares

Colaboração:
Bombeiros Voluntários Famalicenses 
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
Cine Clube de Joane
Orfeão Famalicense
Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe (Greculeme)
Associação Cultural de Vermoim (ACV)
Grupo de Teatro Amador Camiliano (Grutaca)
Irmandade do Senhor dos Passos de Oliveira Santa Maria 
Confraria de Nossa Senhora da Soledade e Santos Passos de Ruivães
Confraria da Carreira 
Confraria do Senhor das Santas Chagas de Landim
Associação do Sagrado Coração de Jesus de Vale S. Cosme
Igreja Cristã de Vila Nova de Famalicão
Banda de Música de Vila Nova de Famalicão

Contactos
Email: confraria.santas.chagas@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/confrariasantaschagasvnf
Instagram: confrariasantaschagas


7657 leituras

Eventos que vão acontecer

Sáb 23 e Dom 24 Mar

Festas, Feiras e Romarias

3ª Edição Certame Páscoa Doce

Programação Semana Santa 2024

Alameda D. Maria II | 10h00