O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, lembrou a história e a exigência dos dias de hoje para continuar a fazer cumprir os ideais e valores conquistados com a revolução de 1974.
“Abril não foi apenas uma mudança de regime. Foi uma mudança de vida. Foi o início de um novo país onde cada cidadão passou a ter voz, direitos e oportunidades”.
Na sessão solene da Assembleia Municipal evocativa da Revolução dos Cravos, que esta manhã encheu os Paços do Concelho de Famalicão, o autarca salientou que cumprir Abril é uma missão que exige responsabilidade. “Uma responsabilidade que se cumpre nas decisões que tomamos, nas políticas que executamos e na forma como tratámos cada cidadão” e que em Vila Nova de Famalicão se faz cumprir diariamente na afirmação de todo o território.
A propósito, Mário Passos puxou dos números e dos dados que atestam o desenvolvimento do concelho - as políticas municipais, o crescimento económico, a atratividade, empregabilidade, competitividade, rendimento familiar e serviços coletivos - para afirmar Famalicão como um “território vivo, dinâmico e cheio de futuro.”
Mário Passos lembrou ainda que cumprir Abril “exige compromisso e participação cívica. Exige espaço para a iniciativa individual e coletiva. Um caminho que em Famalicão tem sido trilhado com ambição, com desenvolvimento e com responsabilidade.”
A sessão solene da Assembleia Municipal contou ainda com a intervenção de representantes de todas as forças políticas com assento no órgão, terminando com as palavras do Presidente da Assembleia, João Nascimento, que lembrou que o 25 de Abril não pede apenas memória. “Pede-nos, sobretudo, exigência, ética e competência enquanto no exercício de funções no serviço público e nas relações interpessoais”, salientando o importante papel que todos os cidadãos têm na construção da liberdade. “O verdadeiro desafio já não é ter voz, mas saber usá-la com consciência, medida e responsabilidade”, acrescentou.
Refira-se ainda que a cerimónia desta manhã juntou de forma simbólica diferentes gerações nos Paços do Concelho, com mais de 400 seniores da Rede de Academias Seniores de Famalicão e jovens músicos da Arteduca, a entoaram em coro a “Queda do Império”, recordando o 25 de Abril de 1974. A cerimónia abriu com o habitual hastear da bandeira nacional, com a interpretação do hino nacional pela Banda de Música de Famalicão.