O projeto “30 mil árvores para 2030”, a nova meta ambiental traçada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para reflorestar o território concelhio, conheceu hoje o seu primeiro grande impulso com a plantação de 815 árvores autóctones num terreno privado com cerca de 13600 m2, em Avidos.
No âmbito do projeto, que numa primeira fase, entre 2016 e 2021, permitiu a plantação de 25 mil árvores em Famalicão, são celebrados acordos de adesão com proprietários que permitiram a plantação e reflorestação dos terrenos com árvores autóctones. Para além disso, o município promove campanhas de adoção e florestação de áreas municipais espalhadas pelo território.
Além de financiar o custo das árvores a plantar, o Município também suporta a elaboração de um projeto ao abrigo do RJAAR – regime jurídico a que estão sujeitas as ações de arborização e rearborização, para submissão ao ICNF (que neste caso já deu a aprovação) com recurso a espécies florestais; este elaborado pela ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.
Nesta plantação estiveram presentes cerca de 130 voluntários, do ATL do Centro Social de Bairro, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e da Escola Profissional Oficina.