Agenda Municipal / Exposições Pen & Ink Matters de Jorge Cruz

Até 26 Jul
Galeria Soledade Malvar

Entrada gratuita | Inauguração: 6 de Julho - 15h00

Horário: Terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

 A obra de Jorge Cruz carateriza-se pela representação de mundos paralelos semelhantes ao espaço quotidiano comum, mas povoados por elementos ou eventos paradoxais. 

As imagens criadas assumem-se como representações em espelho que combinam o real com elementos de caráter mitológico, onírico, metafórico, (…) traduzindo-se como uma ponte entre os domínios da lógica e da imaginação, tendo na metáfora uma ferramenta essencial no auxílio e compreensão de conceitos de caráter abstrato ou pouco delineado. Por meio de cuidadosos traços registam-se as ações e objetos que compõem a narrativa, explorando-se questões tonais, lumínicas e simbólicas/semióticas.

Embora cronologicamente preliminares, os desenhos de Jorge Cruz apresentam-se como completos no que respeita à sua formalização. Deste modo, “Pen & Ink Matters” enfatiza as funções estruturais, projetivas e comunicativas do desenho na conceptualização dos elementos/eventos que compõem diversas obras do artista, valorizando esta técnica como uma etapa essencial na prática seletiva e categorizadora dos objetos e decisões tomadas.


99 leituras