Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar

Agenda Municipal / Música Gala de Fado - Homenagem a Carlos Macedo

Gala de Fado - Homenagem a Carlos Macedo
Sex 17 Maio
Centro Pastoral de Famalicão | 21h30


Entrada gratuita

Biografia do fadista famalicense Carlos Macedo
Carlos Macedo, nome artístico de José Carlos de Campos Macedo nasceu em Lousado, V. N. de Famalicão, a 9 de dezembro de 1946. Com 17 anos forma o Conjunto Típico Carlos Macedo interpretando a guitarra portuguesa e cantando também fado.
Por questões de obrigação militar muda-se para Moçambique, onde foi integrado num grupo regional das Forças Armadas. Terminado o serviço militar acaba por fixar residência em Lourenço Marques. Continua aí a sua carreira, atingindo o auge em 1972 ao ser considerado "O Rei do Fado em Moçambique". Em 1975, após a independência, regressa a Portugal.
No ano de 1982 passa a integrar o elenco da casa de fados "Sr. Vinho" em Lisboa, onde esteve durante 26 anos, não só a cantar, mas também a acompanhar outros fadistas de renome nacional, não só ali, mas também em digressões por vários países.
Para além de atuar em muitas casas de fado e em grandes auditórios, durante a sua carreira musical, Carlos Macedo lançou 19 trabalhos discográficos, nomeadamente: entre 1973 e 1987, gravou 10 Singles e EP’s; entre 1982 e 1991 gravou 3 LP’s. Entre 1991 e 2010 gravou 6 CD’s. Destaca-se o álbum "Entre Nós e o Fado" apresentado no Museu do Fado, em Lisboa e na Casa das Artes de V. N. Famalicão. 
No dia 6 de Outubro de 2014 recebeu, no Teatro Municipal São Luiz, o prémio de melhor compositor nos prémios Amália Rodrigues 2014, da Fundação Amália Rodrigues.
Este fadista famalicense, autor, compositor e construtor da guitarra portuguesa, em paralelo demonstra mais uma vez ser um exímio guitarrista acompanhando e colaborando em várias gravações de outros artistas.
Infelizmente foi-lhe diagnosticada a doença de Alzheimer e atualmente está internado na Casa do Artista, em Lisboa.
Agora, através da Acafado, pelo Município de Famalicão é prestada uma merecida homenagem, juntando numa Noite de Fado, várias vozes famalicenses e não só, num tributo a Carlos Macedo.


3353 leituras