Agenda Municipal / Teatro Esta noite improvisa-se_estreia

Sex 26 e Sáb 27 Jul
Programa Casa das Artes


Casa das Artes | Grande auditório – 21h30

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 euros | Classificação: M/14 | Duração: 90 min | Companhia: ACE Famalicão

Esta Noite Improvisa-se (1930) conclui a trilogia do “teatro no teatro” de Pirandello, que, instalando a dúvida no cerne do discurso, revolucionou para sempre o modo de representação no palco. Aqui parte-se de um encenador que, perante os espectadores de uma estreia, propõe aos seus atores uma improvisação a partir de uma pequena novela de Pirandello, Leonora, Addio!. Será esse o ponto de partida de um labirinto barroco de dúvidas, incertezas, sentimentos opostos, contradições, lutas, discussões, insultos, explosões irracionais, um carrossel da vida. Tudo a partir do sufocante dia-a-dia de uma vila de província, onde os sonhos são reprimidos e a sexualidade explode – e com ela o ciúme, “e o mais terrível de todos: o ciúme do passado”. Toda a peça se desenvolve numa despudorada relação entre os espectadores e os atores. Discussões sobre encenação, dúvidas dos intérpretes, escolhas do diretor, tudo isto se desenrola diante dos espectadores, tal como as mudanças de cena, efeitos de luz, numa espécie de girândola de efeitos que anuncia a ficção da realidade.

Tradução: Luís Miguel Cintra e Osório Mateus
Encenação: Manuel Tur
Assistente de Encenação: Francisco Lima
Elenco: Alexandra Sousa, Beatriz Cardoso, Beatriz Paquete, Beatriz Pelayo, Carminho Postiga, Carolina Figueiredo, Catarina Coelho, Emanuel Mirra, Filipa Morim, Lara Maio, Lemos, Leonor Neto, Luísa Araújo, Lukas, Márcia Rodrigues, Margarida Pinto, Margarida Teixeira, Maria Cunha, Maria Nogueira e Mariana Casqueira.
Cenografia: Ana Gormicho
Figurinos e Adereços: Ana Isabel Ribeiro
Desenho de luz: Vasco Ferreira
Desenho de som e Sonoplastia: Joel Azevedo
Direcção Musical: Tiago Simães
Apoio Voz: Emília Silvestre
Fotografia de Cena: Alexandra Fernandes
Cabelos: José Resende
Direção de Produção: Glória Cheio
Produção: Helena Machado e Jorge Azevedo


91 leituras