Agenda Municipal / Música Eixo do Jazz Ensemble meets João Paulo Esteves da Silva

Sáb 05 Nov
Programa Casa das Artes

Casa das Artes | Grande Auditório - 21h30

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 euros | Classificação: M/6 | Duração: 60 min

Desta vez será João Paulo Esteves da Silva a trazer o seu repertório, para mais um concerto do Eixo do Jazz Ensemble. Decorrente do trabalho realizado na residência Jazz na Aldeia IV este concerto contará com jovens músicos que estarão em ensaios nos dias anteriores em Famalicão. A música do pianista João Paulo Esteves da Silva é moldada pelos mundos do jazz, da canção, da música clássica e da música tradicional. As suas publicações vão de CD a solo a gravações com big bands. Também poeta e tradutor, traduziu Shakespeare e Molière para teatro, tem publicado regularmente os seus livros de poesia e composto música em diálogo com outras artes, como fotografia e cinema.

Nasceu em Lisboa em 1961, filho de mãe pianista e de pai filósofo. São inúmeras as colaborações, em concertos e discos, com músicos nacionais e estrangeiros. De destacar particularmente os trabalhos com Ricardo Rocha, Carlos Bica, Cláudio Puntin, Samuel Rohrer, Jean-Luc Fillon, Peter Epstein, Ricardo Dias, Dennis Gonzalez no campo da música instrumental; e também as parcerias com cantores e cantoras, Vitorino, Sérgio Godinho, Filipa Pais, Ana Brandão, Maria Ana Bobone, Cristina Branco, Ricardo Ribeiro, entre outros.
Trabalha cada vez mais outras áreas como a poesia, publicando dois livros e colaborando em revistas, de papel e online o teatro, enquanto tradutor e músico Beckett, Ibsen, Strindberg, Brecht e interessa-se por aproximações e diálogos entre a música e outras artes, tendo assinado trabalhos conjuntos com o fotógrafo José Luís Neto e composto, por exemplo, a banda sonora do filme “Nenhum Nome” de Gonçalo Waddington. Desde 2009 é professor da Escola Superior de Música de Lisboa na licenciatura em Jazz.
222 leituras