Freguesias Requião vai ter Pavilhão Multiusos Mobilidade Paulo Cunha pede à Administração Central equilíbrio no apoio aos transportes públicosCOVID-19 Apoio extraordinário à renda já chega às famílias famalicensesCâmara Município aposta na eficiência energética e poupa 40 por cento na iluminação públicaFreguesias Em dia de aniversário Vermoim reconheceu os seus heróisEconomia “Produto que é Nosso” impulsiona inovação e abre redes de comercialização de produtores famalicensesEducação Mais de 600 vagas em formação profissional superior e especialização tecnológicaCultura e Turismo Casa das Artes reabre com Teatro esta quinta-feiraCultura e Turismo Katia Guerreiro e Noiserv no arranque do Anima-teEducação Concurso de Ideias Empreendedoras INAVE distingue escolas de FamalicãoCultura e Turismo No “Anima-te” também há Street Food e artesanatoEducação EBI de Gondifelos e EB 2,3 de Ribeirão vencem concurso de escrita criativa centrado nos ODSMobilidade Famalicenses com descontos de 50 por cento nos transportes rodoviáriosFreguesias Gondifelos, Cavalões e Outiz cada vez mais verdesCâmara Primeiro boletim municipal em tempos de pandemiaCultura e Turismo “Anima-te” com cinema ao ar livre no parque da DevesaEducação Alunos da Escola Júlio Brandão vencem Programa de Educação Financeira COVID-19 Câmara já distribuiu mais de 120 mil equipamentos de proteção individual a profissionais de primeira linhaEconomia Startups e Microempresas de Famalicão com linha de financiamento excecional Mobilidade Encerramento da Rua Lourenço da Silva OliveiraCâmara Município vai homenagear famalicenses por comportamento exemplarCultura e Turismo Devesa Sunset regressa com o dobro dos concertosEducação Biblioteca Municipal vai beneficiar de obras de melhoramento e modernizaçãoDesporto Move-te regressa para animar Famalicão
O SEU LUGAR
Educação

Alunos de Famalicão deixam o concelho bem representado no Campeonato Hypatiamat

14-05-2020
Nos dias 4, 6 e 8 de maio realizou-se mais um Campeonato Hypatiamat, desta feita em versão online. Nesta edição participaram mais de 2000 alunos inscritos de todo país, onde foram privilegiadas as competências no domínio da aritmética mental. Os cerca de 420 alunos de Vila Nova de Famalicão que participaram neste campeonato deixaram uma imagem muito positiva, ocupando, em alguns casos, lugares nos pódios.

No jogo SAM (subtração, adição e multiplicação), destinado aos alunos do 2º e 3º ano de escolaridade, os alunos famalicenses atingiram vários lugares no pódio. Na classificação do 2º ano, nos primeiros dez lugares, o Município ficou representado por três alunos. O aluno Afonso Tomás, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, ficou em segundo lugar, a aluna Margarida Abreu, do Agrupamento de Escolas de Pedome, ficou em quinto lugar e o aluno Pedro Carvalho, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, ficou em décimo lugar.

Na classificação do 3º ano, o Município ficou representado pelo aluno Rubim Fernandes, do Agrupamento de Escolas de Pedome, no segundo lugar.

No jogo SAMD (Subtração, adição, multiplicação e divisão), destinados aos alunos do 4º e 5º ano de escolaridade, Vila Nova de Famalicão ficou representado no primeiro lugar com o aluno Eduardo Rodrigues, pertencente ao Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.

Recorde-se que o Hypatiamat é um programa educativo municipal que está a ser implementado em todos os Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Ave, com o objetivo de melhorar os resultados académicos e promover o interesse pela matemática. Esta plataforma privilegia o ensino da matemática de uma forma lúdica e pedagógica tornando o processo de aprendizagem divertido.

Este programa Educativo tem como público alvo os alunos do 2º de escolaridade, contempla ações de capacitação a professores titulares de turma e professores de apoio. No seu terceiro ano de implementação já capacitou cerca de 180 professores que lecionam as turmas do 2º ano do concelho.

Quinzenalmente, em sessões de 90 minutos, cerca de 1000 alunos e 56 professores recebem o acompanhamento de professores mediadores do Município, que os apoiam e dinamizam ações no âmbito da Plataforma Hypatiamat.
2687 leituras