Agenda Municipal / Formação e Workshops Universidade de Verão 2025

Se és alunos do ensino secundário, prepara-te para, de 7 a 11 de julho, viveres uma semana de descoberta, desafios e diversão!
O Município de Vila Nova de Famalicão e as instituições de ensino pós-secundário e superior promovem Universidade de Verão 2025 .
O desafio é para que os jovens “experimentem o futuro” e ao longo de uma semana participem nas diferentes atividades promovidas pelos parceiros do município nesta iniciativa: a Universidade Lusíada, o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal, a Escola Profissional Forave, a Escola Profissional Cior e o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
Do programa da iniciativa constam diversas atividades destinadas aos estudantes do secundário, que aqui podem ocupar parte do período de férias escolares e ao mesmo tempo conhecer melhor as instituições de ensino superior e com formação pós-secundário e quem sabe, descobrir e alimentar a sua vocação. Esta iniciativa foi criada com o intuito de ajudar os jovens a perspetivarem o ensino superior, proporcionar-lhes uma oportunidade de ‘anteciparem’ o futuro e permitir uma experiência que os possa ajudar na escolha que venham a tomar no prosseguimento de ensino no pós-secundário.
Com jogos, atividades lúdicas, workshops, ateliers e ações de teamwork, pretende-se que os estudantes do ensino secundário experimentem as diferentes atividades, partilhem dinâmicas e experienciem o ritmo e o espírito da vida académica, através do contacto com laboratórios, oficinas tecnológicas, centros de investigação, assim como com estudantes, professores e investigadores.
Destinatários: estudantes do 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Normas de Participação »
Documentos necessários que deve preencher, assinar e anexar ao formulário.
Termo de Responsabilidade »
Ficha de Saúde »
Os participantes serão acompanhados por monitores, técnicos do município e responsáveis das seis instituições parceiras desta segunda edição da Universidade de Verão.
Esta iniciativa foi criada com o intuito de ajudar os jovens a perspetivarem o ensino superior, proporcionar-lhes uma oportunidade de ‘anteciparem’ o futuro e permitir uma experiência que os possa ajudar na escolha que venham a tomar no prosseguimento de ensino no pós-secundário.
A inscrição tem um custo de 30 euros e contempla a inscrição nas atividades, seguro, almoço, transporte de autocarro para as instituições e kit de participante.
A inscrição é obrigatória e deve ser acompanhada do Termo de Responsabilidade e Ficha de Saúde, disponibilizados no formulário de inscrição.
Brevemente será disponibilizado a programação da Universidade de Verão 2025 |