Agenda Municipal / Teatro Uma colónia de abelhas com granadas nas patas

Sáb 01 Jun
Programa Teatro Narciso Ferreira


Riba de Ave | Teatro Narciso Ferreira – 21h30

Entrada gratuita | Classificação: M/12 | Duração: 60 min | Espetáculo de Cocriação artística com a Comunidade 

Uma colónia de abelhas algures implantada no Vale do Ave, lança sobre a terra sementes de ideias revolucionárias. Agarradas às suas patas voam sonhos altos, utopias de organização coletiva e ecológica que desenham na paisagem uma comunidade altamente sofisticada e cosmopolita. Estas guerrilheiras verdes mataram a rainha (talvez sejam republicanas), e agora partilham por todas a geleia real. Nesta colónia não há espécies invasoras, são todas bem-vindas. Junta-te ao enxame e poliniza-te.

O espetáculo "Uma colónia de abelhas com granadas nas patas”, inicia-se com uma série de visitas a hortas particulares, onde as comunidades locais se dedicam à agricultura para autoconsumo. O processo criativo foi alimentado por conversas com os membros da comunidade das freguesias de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Santa Maria, Riba de Ave e Pedome, que forneceram material vital para a dramaturgia, mas também aprofundaram a compreensão das dinâmicas sociais e culturais locais. Estas hortas, mais do que meros espaços de cultivo, representam uma resposta resiliente às pressões da industrialização, mantendo ainda muito vivas as práticas rurais. O envolvimento das comunidades foi crucial não apenas na fase de pesquisa e coleta de depoimentos, mas também na própria conceção do espetáculo, tornando-os cocriadores da obra artística. Este processo colaborativo assegurou que as vozes da comunidade fossem valorizadas, refletindo uma parte substancial das suas experiências e práticas agrícolas.

Este projeto é financiado pelo Programa Há Cultura 2023-2025 da Câmara Municipal de Famalicão em coprodução com o Teatro Narciso Ferreira e tem como objetivo a construção anual de projetos de cocriação artística entre as entidades da Plataforma de Artes Performativas Sobre o Palco e a comunidade local.

Ficha Artística
Direção e dramaturgia: Bruno Martins
Interpretação: Bruno Martins, Cláudia Berkeley, Luciana Pereira (estagiária) e elementos da comunidade da CSIF de Castelões, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, Riba de Ave e Pedome
Sonoplastia e vídeo: Bruno Martins
Desenho de luz e operação: Valter Alves
Produção executiva: Raquel Passos
Criação: Teatro da Didascália
Coprodução: Teatro Narciso Ferreira
Financiamento: Programa Há Cultura 2023-2025 / Câmara Municipal de Famalicão


221 leituras