Agenda Municipal / Festas, Feiras e Romarias Solenidades do Senhor dos Passos

Sáb 12 Dom 13
Arnoso Santa Maria

Solenidades do Senhor dos Passos

A comunidade paroquial de Santa Maria de Arnoso, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, vive nos dias 12 e 13 de março as tradicionais Solenidades do Senhor dos Passos, celebrações características e próprias do tempo da Quaresma.

As celebrações, iniciam-se no sábado, dia 12, às 20h30, com a Eucaristia, seguindo-se o concerto PAIXÃO DO SENHOR, às 21h15, com a participação dos Arautos do Evangelho.

Já no domingo, dia 13, às 10h30, realiza-se a Eucaristia em Honra do Senhor dos Passos, solenizada pelo grupo coral da paróquia, Eucaristia Jovem, na Capela do Senhor dos Passos.

Segue-se, às 14h30, a receção à Banda Marcial de Arnoso e às autoridades religiosas e civis.

Às 15h00, inicia-se a Solene Procissão dos Passos com o Sermão do Pretório na Igreja Paroquial a cargo do Reverendo Padre Manuel António Barbosa Moreira. Prossegue-se com a procissão pelas ruas da freguesia, com vários figurados, representando quadros bíblicos da Paixão de Cristo.

Destacam-se alguns dos pontos altos que marcam e enriquecem esta celebração, como o Sermão do Encontro, canto da Verónica no decorrer da procissão ao Alto do Calvário, sendo esta acompanhada pela Banda Marcial de Arnoso. De regresso à Igreja Paroquial, prossegue-se com o Sermão do Encerramento e representação do quadro bíblico relativo à Morte do Senhor.

Findas as cerimónias, são entregues os diplomas aos novos Irmãos da Confraria do Senhor dos Passos.


festas_senhor_dos_passos_arnoso_2022
688 leituras