Solidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Saúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoEducação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores

Agenda Municipal / Teatro Retratos Imorais

Retratos Imorais
Sex 6 e Sáb 7 Out
Sexta 6 – 21h30 | Salão Paroquial de Louro
Sábado 7 – 21h30 | Casa do Povo de Lousado


Entrada livre até à lotação do espaço

Edmundo e Marivaldo são personagens desses Retratos Imorais. Eles compartilham em cena uma solidão conhecida por muitos, moradores de ilhas desertas e paisagens de aglomerados. Personagens totalmente opostas, dois homens desconhecidos, diferentes, cada um com a sua história. Aos poucos, concluímos que existe algo de absurdo que os aproxima: a solidão, a vontade de viver e de inventarem suas vidas. Os dois monólogos se unem num só espetáculo pelo fio invisível da poética nos avessos de duas almas, propositadamente abandonadas, no universo do absurdo da solidão humana. Edmundo, personagem da primeira história, aceitou o “emprego” de faroleiro numa ilha depois de uma desilusão amorosa. Revive o drama da afetividade, da masculinidade, do ser ou não aceito. Edmundo tem por obrigação acender um farol que deve guiar navegantes desconhecidos. Põe luz nas trevas, tenta clarear o escuro de si mesmo e dos outros. São retratos de contradições, opostos inexplicados, resíduos de marés, tempestades e anoiteceres. Marivaldo, personagem da segunda história, é feminino, tem a alma delicada tocada pelas memórias absurdas da mãe, que morreu em um acidente de carro quando ele era criança. Marivaldo nutre sentimento de culpa pela morte da mãe e vive atormentado variando entre lembranças e alucinações. Procura o seu encontro na pintura de retratos em fuligem de candeeiro. Partilhamos solidões preenchidas por vazios e imagens reinventadas em intervalos poéticos.
“Retratos Imorais” é interpretado pelo ator João Guisande, premiado como Melhor Ator do Prêmio Braskem de Teatro 2018 por sua atuação neste espetáculo, e dirigido por Moncho Rodriguez. A encenação, que se constrói de forma lírica, irônica e bem-humorada, se constitui de uma adaptação cênica de dois diferentes textos narrativos do autor cearense Ronaldo Correia de Brito, os contos “Mãe em Fuligem de Candeeiro” e “Mãe numa Ilha deserta”.

Interpretação: João Guisande
Direção: Moncho Rodriguez


2193 leituras