Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Economia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar

Agenda Municipal / Teatro Paisagem Efémera – Industrial e Urbana

Paisagem Efémera – Industrial e Urbana Teatro da Didascália
27 a 29 Mai
Programa Teatro da Didascália

Ato I
Fábrica Sampaio Ferreira - 19h00
Organização: Teatro da Didascália

Este ano Riba d’Ave será a nossa segunda casa. Ao longo dos próximos meses iremos olhar o território ribadavense e a sua paisagem industrial. Ao todo serão três atos de uma peça que se irá construir ao longo de 12 meses. A primeira apresentação pública terá lugar já em maio e o nosso encontro será no espaço da antiga Fábrica Sampaio Ferreira.

Nos últimos meses andámos a vaguear pela vila à procura de vestígios, histórias e imagens que nos falassem da fábrica, do trabalho, dos operários, das operárias, mas também do rio que dá nome à vila e que se esconde atrás da fábrica. Aqui, a fábrica está por toda a parte: nas margens e na água do rio, no mercado, no hospital, nas escolas, no hóquei, no cineteatro e até dentro das próprias casas. A fábrica está em todos os lugares mas já não está na fábrica. Fechou, está vazia, tirou férias ou foi dar uma volta. A sua presença faz-se sentir pelo silêncio que deixou no centro da vila e por tudo o que cresceu a partir dela. É a partir desse centro, desse átomo gerador do big-bang da revolução industrial de Riba d’Ave que partiremos.

No vazio e no silêncio deixado pela antiga fábrica descobrimos uma página em branco para escrever o presente. Encontrámos uma fábrica vazia para ocupar com a imaginação futuros utópicos. É verdade, transformamos um antigo espaço de trabalho num lugar lúdico para exercitar a imaginação.
2979 leituras