Agenda Municipal / Conferências O papel do Museu da Indústria Têxtil na comunidade e no território

Sáb 21 Mai
Programa Rede de Museus de Famalicão - Dia Internacional dos Museus 2022

Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave | 15h00

Entrada gratuita | Conferência em formato proferida pelo coordenador científico do museu Professor Lopes Cordeiro, seguindo-se o lançamento do IV volume da monografia "Revista Industrial"

A conferência aborda a experiência do Museu da Indústria Têxtil ao longo de mais de três décadas de atividade, apresentado também as perspetivas que se abrem para o futuro, tendo em consideração as questões relacionadas com a educação, a acessibilidade e a sustentabilidade.

Lançamento do IV volume da monografia "Revista Industrial": O próximo número da monografia "Arqueologia Industrial" inaugura uma nova etapa da sua vida editorial pois, pela primeira vez desde que iniciou a sua publicação, serão publicados dois números por ano. Esta alteração deve-se ao facto de ter vindo a receber inúmeras propostas de publicação de artigos, o que não só revela o interesse que tem suscitado como a qualidade científica que alcançou. Assim, no número do primeiro semestre deste ano serão publicados três artigos, para além de uma recensão crítica. Os artigos abordam duas fábricas emblemáticas da industrialização portuguesa, no Norte do país, a Fábrica de Lanifícios de Lordelo, no Porto, e a Fábrica Metalúrgica Paiva Freixo, em Crestuma, V. N. de Gaia, apresentando também um terceiro artigo sobre o património industrial do Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, no Brasil. A recensão crítica aborda o livro comemorativo dos 130 anos da empresa de sabonetes e perfumes Ach. Brito, do Porto.
466 leituras

Eventos que vão acontecer

Qua 18 a Dom 22 Mai

Festas, Feiras e Romarias

Dia Internacional dos Museus 2022: O poder dos museus

Programa Rede de Museus de Famalicão

Museus de Famalicão

Entrada gratuita