Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025Câmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Economia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores

Agenda Municipal / Conferências Novas abordagens sobre o Património Industrial: A experiência das Palavras em ruínas

Novas abordagens sobre o Património Industrial: A experiência das Palavras em ruínas
Dom 16 Abr
Programa Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Museu da Indústria Têxtil | 15h00

Lançamento do livro de Guilherme Pozzer “Palavras em Ruínas”

Entrada gratuita | Orador: Guilherme Pozzer e José Manuel Lopes Cordeiro

Inserido nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023. As ruínas nos põem de frente com a morte e a aniquilação. Somos confrontados com nossa própria finitude. Elas não dão respostas a quem as observa; ao contrário, suscitam perguntas, geram dúvidas, cultivam incertezas e sugerem sensações confusas, ambíguas e, não raro, absolutamente contraditórias.
Quem as experimenta e quem as sente, enamora-se pela inevitável passagem do tempo. O livro “Palavras em Ruínas”, de Guilherme Pinheiro Pozzer, constitui uma coletânea de pequenos contos e poemas que nasceu da experiência do autor quando se encontrava a preparar a sua tese de doutoramento, investigando sobre lugares que sofreram processos de desindustrialização, como foi o caso da Fábrica Sampaio, Ferreira & Cia. Lda. em Riba d’Ave.
1589 leituras