Solidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Saúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoEducação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores

Agenda Municipal / Exposições Maria, Peregrina de Esperança

Maria, Peregrina de Esperança
Até 31 Dez
Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa

Entrada gratuita | Inauguração: 08 de Março às 11h00

Horário: Terça das 10h00 às 13h00; Quinta das 14h30 – 17h00 | Encerra aos fins de semana, feriados nacionais, sábado de páscoa, 24 e 31 de dezembro

Estamos em pleno jubileu, a celebrar a redenção de Cristo. Quis o Papa Francisco que o tema do ano jubilar fosse: “Peregrinos de esperança”. Interrogamo-nos sobre quem foram “aqueles que souberem dar às gerações vindouras razões de viver e de esperar”. Em Maria, a mãe de Jesus, encontramos essa razão de viver e de esperar. O que a animava no caminho!? A esperança! 

Diz-nos o Papa Francisco na bula de proclamação do jubileu ordinário deste ano 2025: “A esperança encontra, na Mãe de Deus, a sua testemunha mais elevada. N’Ela vemos como a esperança não seja um efémero otimismo, mas dom de graça no realismo da vida. Como todas as mães, cada vez que olhava para o Filho pensava no seu futuro, e certamente no coração trazia gravadas aquelas palavras que Simeão Lhe dirigira no templo: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma».

Esta exposição de Arte Sacra pretende abordar a vida de Maria, de uma forma cronológica, incluindo imagens de cultos Marianos venerados no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.


827 leituras