Agenda Municipal / Diversos Laboratório Cívico de Inovação Cultural

Dom 05 Jun
Programa Há Cultura | Cultura Para Todos

Ponto de encontro: Via Ciclo Pedonal - Viaduto Rua 1.º de Maio, Cavalões - 15h00

Abertura da instalação na ecopista do Ramal de Famalicão da CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro + Piquenique Comunitário | Organização: Município de Vila Nova de Famalicão | Parceria: 4iS Plataforma para a Inovação Social | Apoio: CSIF Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro.

O Laboratório Cívico de Inovação Cultural, promovido pela 4iS – plataforma para a inovação Social, é um projeto de co-criação artística no espaço público, de incentivo à participação dos cidadãos na intervenção urbana, através da cultura e das artes. Visa a transformação de espaços expectantes (abandonados, degradados ou em desuso) no município de Famalicão, pelas suas comunidades em colaboração com artistas convidados, em lugares acolhedores, agradáveis e acessíveis.
Deste modo, pretende-se mobilizar e capacitar as comunidades, nomeadamente grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos (jovens e população em risco de exclusão social, respetivas famílias e comunidade em geral) através de processos participativos de cocriação, que resultem em instalações urbanas temporárias, promotoras da valorização e preservação do património cultural e natural e da sustentabilidade, geradoras de sentimentos de pertença e apropriação positiva.
Esta edição do Laboratório tem direção artística do Colectivo Warehouse e decorreu entre abril e junho de 2022, na CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro.

Esta ação insere-se no projeto HÁ CULTURA | CULTURA PARA TODOS promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).

PROGRAMA DE ABERTURA

15h00 > 18h00 Cicloficina
Aparece com a tua bicicleta e traz vontade de aprender ou de ensinar. Nós emprestamos as ferramentas e damos as dicas! É uma atividade para partilhar, fazer amigos e conversar com os outros utilizadores de bicicleta.

15h00 > 17h00 Oficina de histórias para Famílias
“Apeadeiro de Histórias” por Luís Silva aka “Malaquias”
Neste percurso, todos seremos passageiros, com paragem obrigatória nos apeadeiros da memória. Uma viagem, várias partilhas. Para os adultos de amanhã e para as crianças de ontem. Ouvintes com pedalada, precisam-se!

17h00 > 18h00 Oficina de técnicas de construção em madeira com Colectivo Warehouse
Nesta oficina será apresentada a prática do Colectivo Warehouse, abordando os temas da construção coletiva, facilitação e envolvimento de comunidades em processos de arquitetura participativa.

18h00 > 18h30 Visita guiada à instalação artística

18h30 > 19h30 Pic-Nic comunitário "receitas com estórias"
Traga e partilhe aquele cozinhado ou doce que faz parte do património da sua família ou comunidade. Aquela receita, com aquele ingrediente que só você sabe onde encontrar, como utilizar e que perdura na sua família de geração em geração. Conte-nos essa estória!


315 leituras