Atualidade Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário GodinhoDesporto Sofia Oliveira recebida por Mário Passos após conquista do título mundial de kickboxingSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação da unidade hospitalarBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Câmara Município de Famalicão promove ação de formação sobre atividade física para crianças e jovens com deficiência visualFreguesias Piscinas Municipais de Ribeirão encerram no final de dezembro para obras de manutençãoEducação Município de Famalicão promove nova edição dos Open Days EmpresasEducação “Férias Inclusivas de Natal” apoiam famílias e promovem integração em FamalicãoEconomia Aposta na sustentabilidade e inovação vale Prémio “Created IN” a 14 empresas famalicenses Desporto Apoio municipal reforça ambição competitiva de Manuela OliveiraCâmara Balcão Único de Atendimento está há 10 anos a receber os famalicenses Educação Escola Básica de Seide recebe investimento de 1,3 milhõesAtualidade Vieira de Castro e Associação de Moradores das Lameiras vencem “Prémio + Igual”Câmara Freguesias famalicenses entram em 2026 com aumento das verbas livres Economia Gala Created IN premeia sustentabilidade e inovação empresarial do concelho Câmara Famalicão não aumenta impostos municipais em 2026Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores

Agenda Municipal / Diversos Flora & Fauna

Flora & Fauna
Sex 03 e Sáb 04 Jun
Joane | FAUNA / Teatro da Didascália - 14h30 e 19h00

ENTRADA GRATUITA | Direção do projeto: Teatro da Didascália | Coordenação científica: Cristiana Vieira e Helena Hespanhol / Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto | Especialistas botânicos: Cristiana Vieira e Helena Hespanhol (Flora), José Manuel Grosso (Insetos), Raquel Ribeiro (Anfíbios e Répteis), Ricardo Lopes (Aves) | Comunidade local envolvida: ACIP/ Casa da Villa | Espetáculo programado: L'APRÈS-MIDI DE DEUX SPORTIFS, de Ricardo Machado | Agradecimentos: Francisco Pessegueiro

Flora & Fauna retomou o contacto com os jovens que participaram no Todos somos Paisagem, um projeto experimental que juntou a botânica, as artes visuais e performativas. Pretendeu-se aprofundar a experiência com o alargamento da vertente científica a mais três grupos taxonómicos (além da Flora, a Fauna de Insectos, Aves, Anfíbios e Répteis), fazendo observação e reconhecimento de espécies existentes no entorno da sede do Teatro da Didascália (antiga vacaria da Quinta da Bemposta, em Joane). Este espaço de pesquisa foi também de intervenção, seja na promoção do habitat das espécies (construção de casulos, comedouros, postos de observação), seja na apresentação de obras performativas.

A apresentação final com os participantes será dirigida a público escolar (sexta, 3 de junho) e no sábado, 4 de junho, teremos a estreia de “Poros” de Naiana Padial, a artista que convidada que acompanhou todo o projeto, e a apresentação da peça “L'APRÈS-MIDI DE DEUX SPORTIFS” de Ricardo Machado, numa adaptação ao espaço exterior do fAUNA. É neste fim de tarde de sábado que convidamos o público a vir com tempo, farnel e uma manta. Entre os dois espetáculos terão a possibilidade de ver e ouvir flora e fauna do nosso espaço compondo a sua sagração da Primavera, em tempos em que precisamos tanto reencontrar as estações do ano e os ciclos que regem a natureza.

3 JUN - sessão reservada a público escolar
14h30 - Apresentação flora & fauna + Apresentação espetáculo “Poros”, de Naiana Padial

4 JUN - público geral
19h - “Poros”, de Naiana Padial
20-21h Piquenique - Convidamos o público a trazer uma manta e a sua cesta com farnel. Junte-se a nós para um grande piquenique no nosso jardim!
21h - “L'après midi de deux sportifs”, de Ricardo Machado

3439 leituras