Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar

Agenda Municipal / Música Fado Violado

Fado Violado
Dom 15 Ago
Programa MEL - Piquenique das Artes

Parque da Devesa | Palco Anima-te - 19h00
Entrada livre, com levantamento obrigatório de ingresso no local do evento (Parque da Devesa) no período das 2 horas que antecede o espetáculo. Cada pessoa poderá levantar até 6 ingressos.

Fado Violado, projeto musical português que cruza o Fado com o Flamenco, nasce em Sevilha no ano de 2008 pelas mãos de Ana Pinhal e Francisco Almeida. Francisco Almeida começou por tocar baixo elétrico e por cantar, mas foi com a guitarra que as suas primeiras canções se facilitaram. Aos 20 anos a música revelou-se uma opção profissional, os BoiteZuleika logravam algum êxito com “Cão Muito Mau” e os pedidos para concertos multiplicavam-se. Nesta altura, o Francisco começou a levar o estudo da música e da guitarra mais a sério.

Em 2003 teve o primeiro contacto com a guitarra flamenca, tendo feito, mais tarde, vários workshops e master classes em Córdova e Sevilha. Aos 27 anos rumou de novo a Sevilha onde durante três anos estudou guitarra flamenca na Fundación Cristina Heer. Ana Pinhal começou por se dedicar à canção Pop, à Bossa Nova e ao MPB, até que, em 2002 integrou os coros de BoiteZuleika, banda com a qual viria a trabalhar até a sua extinção (2006), participando do disco “Éramos Assim” (2005). O desejo de aprender mais leva-a a frequentar aulas de formação musical e canto. O primeiro contacto com o Cante Flamenco foi-lhe proporcionado pelo Francisco, que por esta altura já se interessava pela guitarra flamenca.

A curiosidade que aquela arte lhe despertou fê-la deslocar-se para Sevilha onde durante três anos estudou Cante também na Fundación Cristina Heere. Surpreendentemente foi em Sevilha, talvez pela saudade, que o fado conquistou o seu coração e foi da comunhão com a guitarra do Francisco que fez nascer Fado Violado. Agora acompanhados por guitarra espanhola, baixo, percussão e palmeiras, os Fado Violado apresentaram o seu primeiro álbum "A Jangada de Pedra” em Portugal, Espanha, França, Bulgária, Roménia, Holanda e no Mel – piquenique das artes.

3533 leituras