Agenda Municipal / Música Espírito Mozart! - Dia Mundial da Música
Sex 01 Out
Coprodução FAMART e Casa das Artes de Famalicão
Grande Auditório | 21h30
Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 Euros | Classificação: M/6 | Duração: 120 min
Sinopse
Compostos durante o classicismo musical, o Duo em Sol maior (1783), K.423, para violino e viola, e os Prelúdios e Fugas, K.404a, para trio de cordas, não foram inicialmente atribuídos a W. A. Mozart. O duo foi publicado originalmente sobre o nome de Michael Haydn, irmão de Joseph Haydn e compositor da corte do Arcebispo de Salzburgo, enquanto que os trios apresentavam o nome do compositor J. S. Bach, mestre da polifonia harmónica do Período Barroco. No entanto, após uma análise histórica e teórica das obras, tornou-se óbvio que a subtileza, a delicadeza e a originalidade da linguagem musical são mais um exemplo do génio artístico de Mozart, um dos maiores compositores do século XVIII.
O primeiro Quarteto com Flauta, K.285, foi composto para um abastado flautista Holandês, Ferdinand de Jean, com quem o compositor se tinha encontrado, em Mannheim, no Inverno de 1777/1778. Mozart compunha entusiasmado, como comprovam cartas ao pai, mas a encomenda revelou-se pesada - quando de Jean partiu para Paris em meados de Fevereiro, Mozart teve que se contentar com um pouco menos de metade da comissão original por um par de concertos e três quartetos, alguns dos quais com música inacabada ou transcrições de obras anteriores. O Quarteto com Piano em Sol menor, integrado num conjunto de três quartetos, não foi, inicialmente, bem-recebido. Em 1785, o editor Franz Anton Hoffmeister encomendou a Mozart as três obras, destinadas a músicos amadores da cidade de Viena. Contudo, e ao que parece, Mozart não teria o mesmo grupo de músicos em mente, compondo três obras de superior exigência técnica e grande complexidade musical.
Programa
1ª PARTE (42 min.)
Duo para Violino e Viola em Sol Maior, K.423 (19 min.)
I. Allegro
II. Adagio
III. Rondo: Allegro
Tiago Soares Silva, violino
Lia Melo, viola
Prelúdios e Fugas, K.404a (23 min.)
No. 4 em Fá Maior
I. Adagio
II. Fuga. Allegro (Homenagem a J.S. Bach BWV 1080)
No. 5 em Mib Maior
I. Largo
II. Fuga. Moderato (Homenagem a J.S. Bach BWV 526)
No. 6 em Fá Menor
I. Adagio
II. Fuga (Homenagem a W.F. Bach F.31 No. 8)
Tiago Soares Silva, violino
Lia Melo, viola
Luís Cruz, violoncelo
2ª PARTE
Quarteto com Flauta em Ré Maior, K.285 (17 min.)
I. Allegro
II. Adagio
III. Rondeau
Ricardo Carvalho, flauta
Pedro Lopes, violino
João Álvares Abreu, viola
Henrique Constância, violoncelo
Quarteto com Piano em Sol Menor, K.478 (30 min.)
I. Allegro
II. Andante
III. Rondo (Allegro moderato)
Mankes Piano Quartet
Shane van Neerden, piano
Pedro Lopes, violino (convidado)
João Álvares Abreu, viola
Henrique Constância, violoncelo
A concert with FAMART that celebrates the International Music Day
Grande Auditório | 21h30
Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 Euros | Classificação: M/6 | Duração: 120 min
Sinopse
Compostos durante o classicismo musical, o Duo em Sol maior (1783), K.423, para violino e viola, e os Prelúdios e Fugas, K.404a, para trio de cordas, não foram inicialmente atribuídos a W. A. Mozart. O duo foi publicado originalmente sobre o nome de Michael Haydn, irmão de Joseph Haydn e compositor da corte do Arcebispo de Salzburgo, enquanto que os trios apresentavam o nome do compositor J. S. Bach, mestre da polifonia harmónica do Período Barroco. No entanto, após uma análise histórica e teórica das obras, tornou-se óbvio que a subtileza, a delicadeza e a originalidade da linguagem musical são mais um exemplo do génio artístico de Mozart, um dos maiores compositores do século XVIII.
O primeiro Quarteto com Flauta, K.285, foi composto para um abastado flautista Holandês, Ferdinand de Jean, com quem o compositor se tinha encontrado, em Mannheim, no Inverno de 1777/1778. Mozart compunha entusiasmado, como comprovam cartas ao pai, mas a encomenda revelou-se pesada - quando de Jean partiu para Paris em meados de Fevereiro, Mozart teve que se contentar com um pouco menos de metade da comissão original por um par de concertos e três quartetos, alguns dos quais com música inacabada ou transcrições de obras anteriores. O Quarteto com Piano em Sol menor, integrado num conjunto de três quartetos, não foi, inicialmente, bem-recebido. Em 1785, o editor Franz Anton Hoffmeister encomendou a Mozart as três obras, destinadas a músicos amadores da cidade de Viena. Contudo, e ao que parece, Mozart não teria o mesmo grupo de músicos em mente, compondo três obras de superior exigência técnica e grande complexidade musical.
Programa
1ª PARTE (42 min.)
Duo para Violino e Viola em Sol Maior, K.423 (19 min.)
I. Allegro
II. Adagio
III. Rondo: Allegro
Tiago Soares Silva, violino
Lia Melo, viola
Prelúdios e Fugas, K.404a (23 min.)
No. 4 em Fá Maior
I. Adagio
II. Fuga. Allegro (Homenagem a J.S. Bach BWV 1080)
No. 5 em Mib Maior
I. Largo
II. Fuga. Moderato (Homenagem a J.S. Bach BWV 526)
No. 6 em Fá Menor
I. Adagio
II. Fuga (Homenagem a W.F. Bach F.31 No. 8)
Tiago Soares Silva, violino
Lia Melo, viola
Luís Cruz, violoncelo
2ª PARTE
Quarteto com Flauta em Ré Maior, K.285 (17 min.)
I. Allegro
II. Adagio
III. Rondeau
Ricardo Carvalho, flauta
Pedro Lopes, violino
João Álvares Abreu, viola
Henrique Constância, violoncelo
Quarteto com Piano em Sol Menor, K.478 (30 min.)
I. Allegro
II. Andante
III. Rondo (Allegro moderato)
Mankes Piano Quartet
Shane van Neerden, piano
Pedro Lopes, violino (convidado)
João Álvares Abreu, viola
Henrique Constância, violoncelo
A concert with FAMART that celebrates the International Music Day
1980 leituras