Agenda Municipal / Conferências DIM 2020: Agenda 2030 e Instituições Culturais: Diversidade e Inclusão

Sex 15 Mai
Debate através da Plataforma ZOOM | 17h00
Rede de Museus e Fundação de Serralves
Mais informações em Rede de Museus

Público: geral

Com: Alexandra Serra, investigadora da FPCE – UP e Aplixar
Ricardo Nicolau, Adjunto do Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves
António Gouveia, Diretor do Parque de Serralves
Moderação: Francisco Jorge, Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico, Economia e Internacionalização do Município de Famalicão

Acesso gratuito
Inscrição obrigatória para rededemuseus@famalicao.pt


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) decorrem da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, aprovada por unanimidade por 193 Estados-membros. São 17 objetivos, desdobrados em 169 metas que visam responder às necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás, para garantir um Mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável.
No contexto do Dia Internacional dos Museus 2020 com o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” considerou-se urgente uma reflexão sobre o papel das instituições culturais como condutores e facilitadores para a concretização dos ODS, tal como referiu Jyoti Hosagrahar (2017) “A cultura é quem nós somos e o que molda a nossa identidade. Colocar a cultura no coração das políticas de desenvolvimento é a única forma de garantir um desenvolvimento centrado no ser humano, inclusivo e equitativo”.
Com este debate pretende-se incentivar um envolvimento mais ativo por parte das instituições culturais e contribuir para a promoção da adoção de valores, comportamentos e atitudes que, a nível local, procurem responder a problemas globais – think local, act global. Construir um mundo mais sustentável é uma responsabilidade partilhada.


2495 leituras

Eventos que vão acontecer

15 a 18 Mai

Museus

Dia Internacional dos Museus

Tema para 2020 "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão"
Comemorações on-line através do facebook da Rede de Museus

Ver Panfleto »

Acesso gratuito e livre.