Agenda Municipal / Atividade Pedagógica Dia Mundial da Criança

Sex 02 a Dom 04 Jun
A comemoração do Dia Mundial da Criança, em Vila Nova de Famalicão decorrerá nos dias 3 e 4 de junho de 2023 e prometem um programa repleto de atividades em colaboração com diversas entidades e instituições do concelho. No ambiente único do Parque da Devesa, as atividades serão diversificadas incluindo oficinas de criatividade e expressões artísticas, oficinas de leitura, atividades desportivas, momentos musicais, pinturas faciais, arqueologia, insufláveis entre outras que proporcionarão ao longo de dois dias, alegria e diversão as famílias e ao público em geral.

Sexta, 02 de junho
Concerto Solidário à luz de Velas – A LUZ DA ESPERANÇA
“Vamos acender a luz da esperança em crianças com cancro.”
Evento Solidário IPO – Porto Pediatria
Anfiteatro do Parque da Devesa | 21h00
Este será um concerto solidário, de entrada livre, iluminando com a luz das velas um caminho de esperança e os sonhos de muitas crianças e famílias. 
O objetivo do concerto além de homenagear todas e todos os lutadores contra o cancro, é angariar fundos para a compra de um artromotor, um aparelho muito importante na recuperação de crianças operadas a tumores ósseos e em tratamentos de fisioterapia, e que não existe atualmente no IPO do Porto. Este aparelho tem o custo de cerca de 5000€ e para angariar os fundos necessários para a compra do mesmo, serão vendidas umas velas personalizadas com sonhos escritos pelas crianças do IPO.
O concerto será acompanhado pelo Professor Rui Mesquita com a orquestra da Arteduca, e pelas vozes de Maria Gil, Helena Fernandes e Daniel Fernandes.
Organização: Mim´Arte Spa

03 e 04 de junho
Parque da Devesa
Horário: Das 10h00 às 12h30; Das 15h00 às 19h00 
Hora de Picnic no Parque | 12h30 às 15h00
Atividades lúdicas, pedagógicas, desportivas, insufláveis; animação teatral

03 e 04 de junho
Cidade Orizuro
Casa do Território - Parque da Devesa | das 15h00 às 19h00
Á Boleia dos Pássaros - Abertura da Casa do Território para visitas a instalação "Cidade Orizuro" com momento de interação com as famílias/crianças sobre mobilidade: Para chegar aqui percorreste uma grande distância e vieste rápido, ou tinhas tempo e fizeste um voo lento? Sabes que se tiveres pressa, não podes apanhar boleia de um pássaro qualquer! E para esta visita convém que venhas muito devagar. Vem ao ritmo do teu voo!

03 de junho
Caminhada Trilhos em Família
Avenida de Santiago | das 17h00 às 19h00
(Com a presença dos atletas Dulce Félix, Rosa Mota e Aurora Cunha)
Organização APEBAF - Associação de Pais da Escola Conde São Cosme | Contactos: apee.eb1cscosme@aeccb.pt 

03 de junho
Anfiteatro do Parque da Devesa | das 19h00 às 20h30
Encerramento das atividades com espetáculo de dança realizado pela An Dança - Conservatório de Dança de VNF; Apolo Famalicão; Crescer Além Da Dança - Associação para o ensino e desenvolvimento da dança; Academia Gindança, a ARTIS – Academia de Bailado de Famalicão e Associação de Ginástica - ESACRO.

Domingo, 04 de junho
Parque da Devesa | 16h30
Apresentação do Espetáculo Pela Ponta do Nariz
O Som do Algodão celebra os 50 anos de histórias de Luísa Ducla Soares e veste os bichos como se fossem gente, transforma os dedos da mão em estrelas de cinco pontas. Um espetáculo que junta a bicharada, lengalengas ao desafio e poemas gulosos para encher a barriga. Para famílias, em família. Uma festa em que as palavras se juntam todas à mesa.
Grupo de teatro: O Som do Algodão

Parceiros
Double Decker- Academia de Educação e Línguas, Lda.; AFPAD – Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência; AIM – Associação de Integração Multicultural; Academia SALT; Associação Gerações; Urbidente, Lda; Famalicense AC – Basquetebol; Famabasket – Clube de Basquetebol de Famalicão; Fundação Castro Alves; Fundação Cupertino de Miranda; Poetas e Astronautas; Associação Desperta e Brinca; Famalicense AC – Andebol; Associação de Ginástica – ESACRO; Academia Gindança; ARTIS – Academia de Bailado de Famalicão; Apolo Famalicão; An Dança - Conservatório de Dança de VNF; Centro de Reabilitação Humana – Sónia Teixeira; Crescer Além Da Dança – Associação para o ensino e desenvolvimento da dança; Áshrama VNF – Centro de Yoga; ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psicosocial; Centro de Solidariedade Social – Projeto Homem; Associação Portuguesa de Celíacos; Ténis Clube de Famalicão e Farmácia da Devesa.

Serviços da Câmara Municipal:
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; Serviços Educativos do Parque da Devesa; Gabinete de Sensibilização Ambiental; Escola de Educação Rodoviária; Gabinete de Arqueologia; Casa de Camilo - Centro de Estudos Camilianos; Museu Nacional Ferroviário – Núcleo Lousado; Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave; Museu Bernardino Machado; Casa Museu Soledade Malvar; Divisão de Desporto; Pelouro da Juventude.

Organização: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
2450 leituras