Agenda Municipal / Diversos Dia Internacional dos Museus 2023

Qui 18 a Sáb 20 Maio
Museus de Vila Nova de Famalicão - 10h00 às 17h30

No Dia Internacional dos Museus 2023, a Rede de Museus de Famalicão promove uma programação diversa, relacionada com o tema da comemoração: Museus, sustentabilidade e bem-estar. Entre os dias 18 e 20 de maio, os Museus de Famalicão estarão de portas abertas para receber o público com atividades presenciais, como oficinas, visitas orientadas, debates, workshops e muito mais. Nas redes sociais, a efeméride também se faz presente, através de atividades online.

Quinta-feira, 18 de maio
Musear por Famalicão
Museus de Vila Nova de Famalicão | 10h00 às 17h30
Musear por Famalicão é um roteiro promovido pelo Município de Famalicão a partir da Rede de Museus. Este roteiro dá a possibilidade de se conhecerem os Museus de Famalicão e de se explorarem as estórias e memórias de personalidades famalicenses a partir dos objetos selecionados e expostos nos museus. Abraça esta aventura e explora três rotas do Musear por Famalicão, descobrindo em cada museu uma razão para voltar.

Escape-Tower (Escape Game)
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 10h00 às 17h30
Esta atividade, designada por "Escape Tower", relata a investigação do desaparecimento misterioso de um trabalhador do setor elétrico nas antigas oficinas do Caminho-de-Ferro de Guimarães. Este desaparecimento foi ignorado na época, no entanto despertou a curiosidade de um arquivista que ao catalogar um recorte de jornal pertencente ao acervo do museu, deu-se conta de que este desaparecimento terias as suas respostas escondidas no próprio museu. Após uma investigação profunda e dedicada deste arquivista que investigava as origens do desaparecimento do Eng.º Artur, também este desapareceu misteriosamente, quase 100 anos depois.

Oficina Amores Perfeitos
Casa de Camilo | 10h00
Público-alvo: pré-escolar e 1º Ciclo Ensino Básico (1º e 2º ano) | Inscrições: geral@camilocastelobranco.org
Começamos por recordar a história de um grande amor, um "amor de perdição", numa adaptação para os mais novos de um maiores romances portugueses de todos os tempos. Depois metemos mãos à obra, damos um pouco de amor ao nosso jardim, e vemos crescer as flores, admirando a beleza das suas cores e dos seus perfumes.

Visita orientada à exposição permanente
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave | 10h00 e 15h00
Uma visita guiada ao Museu da Indústria Têxtil é também uma viagem às memórias das vivências do quotidiano dos operários têxteis, à evolução tecnológica ligada ao têxtil, à arquitetura fabril e à história de Vila Nova de Famalicão. Um percurso que promete dar a conhecer o início da identidade têxtil do Município.

Conversa "O que esperam de nós?"
Fundação Cupertino de Miranda | 10h00
Público-alvo: seniores | Inscrições: museu@fcm.org.pt
Queremos ouvir o que a comunidade sénior espera da Fundação Cupertino de Miranda. Sonhamos promover a inclusão, combater o isolamento e até melhorar a saúde mental e através da nossa visão e missão. Aceitam o desafio de o fazer em conjunto?

Oficina "Inspirações"
Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa | 10h30
Público-alvo: escolar | Inscrições: museuartesacra@famalicao.pt
Partindo da exposição "Fé de Barro" patente no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, inserida num lugar singelo e sagrado, cujas portas se abrem ao que os nossos antepassados nos deixaram, propomos um Workshop de Cerâmica para inspiração de um futuro melhor para as gerações seguintes. Com a singularidade das nossas mãos e uma simples bola de barro, criam-se peças artísticas de cerâmicas que exprimam a a natureza viva para poupar os recursos do nosso planeta. Venha, inspire-se e contribua com a sua peça artística para um mundo melhor!

Oficina "O que é para ti a sustentabilidade?"
Casa-Museu Soledade Malvar | 10h00
Público-alvo: escolar | Inscrições: soledademalvar@famalicao.pt
Através da ilustração e das artes manuais, queremos sensibilizar as crianças para a importância da sustentabilidade no nosso quotidiano e entenderem o impacto que as nossas ações têm no nosso planeta.

Visita orientada à exposição permanente
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 11h00
Vamos trilhar os carris de objetos únicos que nos falam dos transportes, da sua evolução, da sua diversidade e de como transformaram a vida de tanta gente e tantos locais. Desde as primeiras locomotivas a vapor até atualidade, embarcamos numa viagem pelo mundo dos comboios.

Piquenique
Casa de Camilo - Museu Centro de Estudos Camilianos | Jardins - 12h00
Os jardins da Casa de Camilo estão abertos àqueles que connosco queiram celebrar este dia. Traga o seu piquenique de casa e usufrua do jardim do museu, almoçando ao som da música do romantismo.

Oficina "Que desperdício"
Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves | 14h00
Público-alvo: pré-escolar e 1º Ciclo Ensino Básico | Inscrições: fundacao@fundacaocastroalves.org
Apela-se à imaginação e à (re)criação de uma paisagem sem lixo. Através da modelagem do barro, que é reciclável, é possível representar a natureza, estimulando a criatividade e evocando à construção de paisagens sustentáveis para sermos felizes.

Oficina "Como desenhar uma atividade"
Fundação Cupertino de Miranda | 14h30
Como surge uma atividade? Quais os seus procedimentos? Qual o seu propósito? Propomos desenvolver uma atividade de Serviço Educativo de forma participativa direcionada ao público sénior. Os resultados desta oficina irão passar por um processo de seleção para serem integrados na programação anual de Serviço Educativo direcionada ao público sénior.

Oficina "Da natureza à imaginação"
Casa de Camilo - Museu Centro de Estudos Camilianos | 14h30
Público-alvo: pré-escolar e 1º Ciclo Ensino Básico | Inscrições: geral@camilocastelobranco.org
Vamos procurar inspiração na natureza, recolher folhas e galhos, fazer uso da imaginação e misturar diferentes formas de expressão artística, como desenho, pintura e/ou colagens.

Exposição Fotográfica "O comboio e a Sociedade"
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 15h00
Os comboios são a melhor escolha ambiental. Nenhum outro meio de transporte público é tão eco eficiente como  o transporte ferroviário. Um conjunto de imagens que retratam os ambientes ferroviários, o material circulante, as estações e os espaços envolventes. Imagens que nos remetem para uma viagem pelo amplo património ferroviário da região norte, um olhar nostálgico de quem viaja com objetivos definidos, que se multiplicam pelas possibilidades que as viagens oferecem. O Comboio e a Sociedade; pelas mãos do fotografo, Rui Vilaça.

Mesa redonda " Memórias de Guerra" e inauguração da exposição temporária "Os efeitos da Guerra - A saúde e bem-estar dos combatentes"
Museu da Guerra Colonial | 15h00
A idade dos combatentes "avança" e com o passar dos tempos muitas das "memórias vivas" perdem-se. A missão do MGC, também é recolher depoimentos escritos e orais. Neste evento pretende-se recolher memórias individuais e coletivas, perceber as várias perspetivas dos combatentes em diferentes palcos de guerra e guardar em registo de vídeo aquilo que mais contribuiu para terem uma vida saudável, bem-estar, saúde mental e evitar o isolamento social dos combatentes.

Visita orientada à exposição permanente
Museu Bernardino Machado | 15h00
Visita orientada à exposição permanente do Museu, tendo como ponto de partida os diferentes temas de cada ( Famalicão: a época e as gentes; O Homem e a Família; O Cientista; O Pedagogo; Pensamento e ação políticos (1877 - 1910); O Estadista Republicano ( 1910 - 1926); A Resistência contra a Ditadura (1926 - 1944); ) sala de forma a proporcionar a construção do conhecimento e a compreensão da vida de Bernardino Machado. 

Visita orientada à exposição permanente
Casa-Museu Soledade Malvar | 16h00
A coleção de Soledade Malvar, riquíssima, original e diversificada, integra objetos de arte sacra, escultura, mobiliário, pintura, ourivesaria, porcelana, cerâmica, têxteis e joias. Os registos bibliográficos permitem afirmar que foi formada a partir da sua atividade como antiquária. Com esta visita é possível conhecer a história de vida de Soledade Malvar e a sua relação com as antiguidades e com a comunidade de Famalicão.

Debate Acesso Cultura "Acesso e bem-estar individual e social"
Museu Bernardino Machado | 18h00
De que forma a criação de condições para o acesso físico, social e intelectual nos museus poderão contribuir para o bem-estar das pessoas? Qual o papel de cada um (pessoas, equipas e tutelas) para que a utopia passe a ser uma realidade neste contexto? Que caminhos poderão ser iniciados e percorridos? Que alternativas existem a esses caminhos para os museus com dimensões e recursos mais escassos? Estas são as questões instigadores que lanaçarão o debate promovido, no âmbito das comemorações dos seus 10 anos, pela "Acesso Cultura", em parceria com a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus.

Sexta-feira, 19 de maio
Musear por Famalicão
Museus de Vila Nova de Famalicão | 10h00 às 17h30
Musear por Famalicão é um roteiro promovido pelo Município de Famalicão a partir da Rede de Museus. Este roteiro dá a possibilidade de se conhecerem os Museus de Famalicão e de se explorarem as estórias e memórias de personalidades famalicenses a partir dos objetos selecionados e expostos nos museus. Abraça esta aventura e explora três rotas do Musear por Famalicão, descobrindo em cada museu uma razão para voltar.

Escape-Tower (Escape Game)
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 10h00 às 17h30
Esta atividade, designada por "Escape Tower", relata a investigação do desaparecimento misterioso de um trabalhador do setor elétrico nas antigas oficinas do Caminho-de-Ferro de Guimarães. Este desaparecimento foi ignorado na época, no entanto despertou a curiosidade de um arquivista que ao catalogar um recorte de jornal pertencente ao acervo do museu, deu-se conta de que este desaparecimento terias as suas respostas escondidas no próprio museu. Após uma investigação profunda e dedicada deste arquivista que investigava as origens do desaparecimento do Eng.º Artur, também este desapareceu misteriosamente, quase 100 anos depois.

Consultório no Museu
Praça D. Maria II | 10h00 - 17h30
Tem fotografias em papel, louça da sua avó, roupa com valor sentimental e não sabe como guardar da melhor forma? Tem documentos pessoais que não sabe como organizar e preservar? O "Consultório no Museu" para além de dar a conhecer o trabalho que é realizado nos Museus de Famalicão disponibiliza à comunidade o aconselhamento de melhores práticas de conservação preventiva e gestão documental. Traga as suas dúvidas ao "Consultório no Museu" e ajudaremos a encontrar a melhor solução para preservar o seu objeto ou para organizar os seus documentos!

Visita orientada à exposição permanente
Museu da Industria Têxtil da Bacia do Ave | 10h00 e 15h00
Uma visita guiada ao Museu da Indústria Têxtil é também uma viagem às memórias das vivências do quotidiano dos operários têxteis, à evolução tecnológica ligada ao têxtil, à arquitetura fabril e à história de Vila Nova de Famalicão. Um percurso que promete dar a conhecer o início da identidade têxtil do Município.

Espetáculo de Magia
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 10h00 
Público-alvo: infantil | Inscrições: museuferroviario@famalicao.pt
Performance interativa apelando para o tema de sustentabilidade direcionada ao público infantil onde as crianças são convidadas a surpreender os seus amigos.

Oficina "Como desenhar uma atividade?"
Fundação Cupertino de Miranda | 10h00
Público-alvo: seniores | Inscrições: museu@fcm.org.pt
Como surge uma atividade? Quais os seus procedimentos? Qual o seu propósito? Propomos desenvolver uma atividade de Serviço Educativo de forma participativa direcionada ao público sénior. Os resultados desta oficina irão passar por um processo de seleção para serem integrados na programação anual de Serviço Educativo.

Visita Orientada à exposição permanente
Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves | 10h00
Visitas orientadas que oferecem inspiração para memórias futuras, sob a perpseptiva pessoal do visitante. Reconhecer em cada peça, a obra artística que completa a riqueza do Museu de Cerâmica Artística, com a sua origem na Escola/Oficina de Cerâmica,em que o acesso à educação artistica, permitiu gerar valor artistico na comunidade. Visitar a Coleção é memorizar narrativas artísticas, descobrir conexões e explorar a identidade do Museu.

Oficina "Inspirações"
Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa | 10h30
Público-alvo: escolar | Inscrições: museuartesacra@famalicao.pt
Partindo da exposição "Fé de Barro" patente no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, inserida num lugar singelo e sagrado, cujas portas se abrem ao que os nossos antepassados nos deixaram, propomos um Workshop de Cerâmica para inspiração de um futuro melhor para as gerações seguintes. Com a singularidade das nossas mãos e uma simples bola de barro, criam-se peças artísticas de cerâmicas que exprimam a a natureza viva para poupar os recursos do nosso planeta. Venha, inspire-se e contribua com a sua peça artística para um mundo melhor!

Visita Orientada à exposição permanente
Casa-Museu Soledade Malvar | 10h30
A coleção de Soledade Malvar, riquíssima, original e diversificada, integra objetos de arte sacra, escultura, mobiliário, pintura, ourivesaria, porcelana, cerâmica, têxteis e joias. Os registos bibliográficos permitem afirmar que foi formada a partir da sua atividade como antiquária. Com esta visita é possível conhecer a história de vida de Soledade Malvar e a sua relação com as antiguidades e com a comunidade de Famalicão.

Oficina "Na palma da tua mão"
Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves | 14h30
Público-alvo: geral | Inscrições: fundacao@fundacaocastroalves.org
Conexão entre o ser humano e o espaço que o rodeia, através da exploração da linguagem emocional do Museu, dispondo os cinco sentidos vigilantes e conferindo à coleção sensações de bem-estar. A Cerâmica transmite-nos uma linguagem que se rende à potencialidade de cada um, que serão transferidas para o objeto "azulejo chacotado", através de uma palete ínfima de cores.

Oficina "Como desenhar uma atividade"
Fundação Cupertino de Miranda | 14h30
Como surge uma atividade? Quais os seus procedimentos? Qual o seu propósito? Propomos desenvolver uma atividade de Serviço Educativo de forma participativa direcionada ao público sénior. Os resultados desta oficina irão passar por um processo de seleção para serem integrados na programação anual de Serviço Educativo direcionada ao público sénior.

Oficina "O que é para ti a sustentabilidade?"
Casa-Museu Soledade Malvar | 10h00
Público-alvo: pré-escolar e 1º Ciclo Ensino Básico (1º e 2º ano) | Inscrições: soledademalvar@famalicao.pt
Através da ilustração e das artes manuais, queremos sensibilizar as crianças para a importância da sustentabilidade no nosso quotidiano e entenderem o impacto que as nossas ações têm no nosso planeta.

Inauguração Temporária "Cores e Linhas em Fuga"
Museu Bernardino Machado | 17h45
Mário Lima nasceu em Viana do Castelo em 1950. Passou a infância numa aldeia na margem do rio Minho e iniciou os estudos secundários em Valença e terminou em Lisboa no Colégio Militar. Licenciou-se em Engenharia Mecânica em Coimbra e, já na Universidade do Minho, concluiu o doutoramento em Inglaterra numa interface com a tecnologia têxtil. É professor aposentado da área do projeto mecânico.
E a pintura? Depois da aposentação integrou uma turma de pintura na Universidade Sénior de Barcelos onde aprendeu algumas técnicas de desenho e pintura com a professora Flávia Costa e depois com o pintor António Cunha. A pintura tornou-se assim um passatempo ou talvez mais que isso, uma paixão.

Ciclo de Conferências - A questão Social no partido Socialista
Arquivo Municipal Alberto Sampaio | 19h00
V sessão do Ciclo de conferências 2023 "A questão Social na I República", com a presença de Beatriz Peralta, da Universidade Nova de Lisboa".

Visita orientada à exposição permanente
Casa de Camilo: Museu-Centro de Estudos Camilianos | 21h00 
Embarque numa visita noturna que é considerada a maior memória viva de Camilo, a Casa de Seide ganhou um significado histórico de fundamental importância para o conhecimento profundo da vida e da obra do escritor, constituindo cada visita um convite renovado à leitura de Camilo e uma aposta de esperança na perenidade da Cultura e da Língua portuguesas de que a sua obra constitui afirmação tão singular.

Sessão Poética e Musical com "Camilo Castelo Branco"
Casa de Camilo: Museu-Centro de Estudos Camilianos | 22h00 
Público-alvo: geral | Inscrições: geral@camilocastelobranco.org
Com a presença de António Sousa, Ivo Sá Machado e Carlos Carneiro, proporcionamos um recital em que aliamos a poesia Camiliana à música.

Sábado, 20 de maio
Musear por Famalicão
Museus de Vila Nova de Famalicão | 10h00 às 17h30
Musear por Famalicão é um roteiro promovido pelo Município de Famalicão a partir da Rede de Museus. Este roteiro dá a possibilidade de se conhecerem os Museus de Famalicão e de se explorarem as estórias e memórias de personalidades famalicenses a partir dos objetos selecionados e expostos nos museus. Abraça esta aventura e explora três rotas do Musear por Famalicão, descobrindo em cada museu uma razão para voltar.

Escape-Tower (Escape Game)
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 10h00 às 17h30
Esta atividade, designada por "Escape Tower", relata a investigação do desaparecimento misterioso de um trabalhador do setor elétrico nas antigas oficinas do Caminho-de-Ferro de Guimarães. Este desaparecimento foi ignorado na época, no entanto despertou a curiosidade de um arquivista que ao catalogar um recorte de jornal pertencente ao acervo do museu, deu-se conta de que este desaparecimento terias as suas respostas escondidas no próprio museu. Após uma investigação profunda e dedicada deste arquivista que investigava as origens do desaparecimento do Eng.º Artur, também este desapareceu misteriosamente, quase 100 anos depois.

Consultório no Museu
Praça D. Maria II | 10h00 - 17h30
Tem fotografias em papel, louça da sua avó, roupa com valor sentimental e não sabe como guardar da melhor forma? Tem documentos pessoais que não sabe como organizar e preservar? O "Consultório no Museu" para além de dar a conhecer o trabalho que é realizado nos Museus de Famalicão disponibiliza à comunidade o aconselhamento de melhores práticas de conservação preventiva e gestão documental. Traga as suas dúvidas ao "Consultório no Museu" e ajudaremos a encontrar a melhor solução para preservar o seu objeto ou para organizar os seus documentos! 

Visita Orientada à exposição permanente
Museu Bernardino Machado | 10h00
Visita orientada à exposição permanente do Museu, tendo como ponto de partida os diferentes temas de cada (Famalicão: a época e as gentes; O Homem e a Família; O Cientista; O Pedagogo; Pensamento e ação políticos (1877 - 1910); O Estadista Republicano (1910 - 1926); A Resistência contra a Ditadura (1926 - 1944) ;) sala de forma a proporcionar a construção do conhecimento e a compreensão da vida de Bernardino Machado.

Visita Orientada à exposição permanente
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave | 10h00
Uma visita guiada ao Museu da Indústria Têxtil é também uma viagem às memórias das vivências do quotidiano dos operários têxteis, à evolução tecnológica ligada ao têxtil, à arquitetura fabril e à história de Vila Nova de Famalicão. Um percurso que promete dar a conhecer o início da identidade têxtil do Município. 

Visita Orientada à exposição permanente
Casa-Museu Soledade Malvar | 10h00
A coleção de Soledade Malvar, riquíssima, original e diversificada, integra objetos de arte sacra, escultura, mobiliário, pintura, ourivesaria, porcelana, cerâmica, têxteis e joias. Os registos bibliográficos permitem afirmar que foi formada a partir da sua atividade como antiquária. Com esta visita é possível conhecer a história de vida de Soledade Malvar e a sua relação com as antiguidades e com a comunidade de Famalicão. 

Visita Orientada à exposição permanente
Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves | 10h00
Visitas orientadas que oferecem inspiração para memórias futuras, sob a perspetiva pessoal do visitante. Reconhecer em cada peça, a obra artística que completa a riqueza do Museu de Cerâmica Artística, com a sua origem na Escola/Oficina de Cerâmica, em que o acesso à educação artística, permitiu gerar valor artístico na comunidade. Visitar a Coleção é memorizar narrativas artísticas, descobrir conexões e explorar a identidade do Museu.

Visita Orientada à exposição permanente
Museu da Guerra Colonial | 10h30
Conheça o itinerário do combatente português neste conflito armado que decorreu de 1961 a 1974, numa visita ao "Baú do combatente". O Museu está organizado segundo temas, tem um perfil pedagógico de informação histórica e cultural para as gerações do pós-guerra e para o público em geral com a intenção de preencher lacunas sobre este período recente da História de Portugal.

"Padroeiros: Símbolos e Atributos" - Visita orientada à exposição temporária
Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa | 10h30
Visita à exposição temporária "Fé de Barro", por José Nogueira que abordará os atributos e símbolos dos padroeiros das paróquias do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

Visita orientada à exposição permanente
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 11h00
Vamos trilhar os carris de objetos únicos que nos falam dos transportes, da sua evolução, da sua diversidade e de como transformaram a vida de tanta gente e tantos locais. Desde as primeiras locomotivas a vapor até atualidade, embarcamos numa viagem pelo mundo dos comboios.

Conferência: O Legado do Património Arquitetónico da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil na Cidade de Bauru e os Desafios da Preservação
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave | 15h00
Orador: Samir Hernandes Tenório Gomes, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho)
Uma conferência que irá abordar algumas tipologias de edifícios industriais ferroviários existentes em Bauru, através da sua análise histórica, arquitetónica, construtiva e urbanística, assim como entender o papel dos entroncamentos ferroviários, no contexto do património industrial das cidades médias paulistas, articulando o tema da temporalização, enquanto atividade que deixou marcas no território, incidindo diretamente na produção de testemunhos no espaço urbano e na construção dos principais edifícios patrimoniais. Também serão apresentados eventuais caminhos para os projetos de reabilitação de edifícios ferroviários, assim de atendimento às políticas públicas nas áreas de interesses do património cultural.

Workshop "As cores do Chá"
Casa-Museu Soledade Malvar | 15h00
Público-alvo: seniores | Inscrições: soledademalvar@famalicao.pt
Workshop de 2 horas "As cores do chá" - da planta do chá (Camellia sinensis) podem ser produzidos chás de quase todas as cores. "Na taça podem aparecer os infinitos tons de branco, verde, amarelo, vermelho e preto, que trazem diferentes cheiros e experiências degustativas. Venha conhecer mais sobre o cultivo e a produção do chá neste workshop com degustação de chás de diferentes cores e origens.

Visita orientada à exposição temporária "Mario Cesariny - o outro lado do reflexo"
Fundação Cupertino de Miranda | 15h00
Mário Cesariny (1923-2006) destacou-se no Surrealismo nacional pela sua experimentação e pelo corte com as práticas mais académicas. No ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, apresentamos "O Outro Lado do Reflexo", uma exposição de fotografia que retrata a sua vida e obra. Duarte Belo e Eduardo Tomé entre outros autores oferecem a oportunidade de encontrar Cesariny e visitar o seu espaço e as memórias de quem por lá passou.

Visita orientada à exposição permanente
Museu da Guerra Colonial | 15h00
Conheça o itinerário do combatente português neste conflito armado que decorreu de 1961 a 1974, numa visita ao "Baú do combatente". O Museu está organizado segundo temas, tem um perfil pedagógico de informação histórica e cultural para as gerações do pós-guerra e para o público em geral com a intenção de preencher lacunas sobre este período recente da História de Portugal.

Visita orientada à exposição permanente
Fundação Castro Alves | 15h30
Visitas orientadas que oferecem inspiração para memórias futuras, sob a perspetiva pessoal do visitante. Reconhecer em cada peça, a obra artística que completa a riqueza do Museu de Cerâmica Artística, com a sua origem na Escola/Oficina de Cerâmica, em que o acesso à educação artística, permitiu gerar valor artístico na comunidade. Visitar a Coleção é memorizar narrativas artísticas, descobrir conexões e explorar a identidade do Museu

Lançamento do I volume de 2023 da monografia "Arqueologia Industrial" 
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave | 15h45
Publicadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão / MITBA, em colaboração com a APPI / TICCIH Portugal, estas edições têm como objetivos promover e difundir trabalhos inéditos elaborados por investigadores, técnicos do MITBA e da APPI e especialistas nacionais e estrangeiros das áreas da arqueologia, património e museologia industriais a critério do seu Conselho Científico. 

Visita orientada à exposição permanente
Museu Nacional Ferroviário | 16h00
Vamos trilhar os carris de objetos únicos que nos falam dos transportes, da sua evolução, da sua diversidade e de como transformaram a vida de tanta gente e tantos locais. Desde as primeiras locomotivas a vapor até atualidade, embarcamos numa viagem pelo mundo dos comboios.

Noite Europeia dos Museus
Museu Bernardino Machado | 23h00
Num dos espaços mais emblemáticos da cidade de Vila Nova de Famalicão (Palacete Barão Trovisqueira), entre música, amigos, diversão, bom ambiente e copos à mistura, estão reunidos todos os ingredientes para uma grande noite. Associado à celebração da Noite Europeia dos Museus, o Museu Bernardino Machado promove uma festa noturna alusiva à tematica do Dia Internacional dos Museus em parceria com o Classe Bar.

Atividades Online

18 de maio
10h00, no Facebook do Museu Bernardino Machado
Tour 360º à exposição temporária "Abraço Vivamente a sua ideia. Bernardino Machado e José Leite Vasconcelos e os museus em Portugal".

17h00, no site da Fundação Cupertino Miranda - Centro Português do Surrealismo
Abertura da exposição online "Surrealismo e reinterpretação".

21h00, no Facebook da Fundação Castro Alves
Apresentação do vídeo " A coleção".

19 de maio
15h00, no Facebook da Rede de Museus
Lançamento da rúbrica online "Musear as coleções".

20 de maio
10h00, no Facebook da Fundação Cupertino Miranda - Centro Português do Surrealismo
Estreia do vídeo " Quando o papel se transforma".

15h00, no Facebook da Rede de Museus
Apresentação audiovisual da Exposição de Rui Vilaça "O comboio e a Sociedade"
1893 leituras